18.8 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Adamantina registra 385 casos de dengue e dois de chikungunya

Município também realiza mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti em 19 bairros

A Vigilância Epidemiológica de Adamantina divulgou, nesta segunda-feira (7), um novo boletim com dados atualizados sobre as arboviroses no município em 2025, com informações apuradas até a última quinta-feira (3).

De acordo com o levantamento, a cidade já contabiliza 934 notificações de dengue, das quais 385 foram confirmadas como positivas para a doença. Os demais casos seguem sob investigação ou foram descartados.

- Publicidade -

Em relação à chikungunya, foram notificados 50 casos suspeitos. Destes, dois foram confirmados: um considerado importado, ou seja, contraído fora do município, e o outro classificado como autóctone, com transmissão local. Outros 26 casos foram descartados após exames laboratoriais, e os demais seguem aguardando resultado.

A Secretaria de Saúde segue em alerta e reforça o pedido para que a população colabore com a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças. O município também realiza um mutirão de combate ao mosquito em 19 bairros, com ações de limpeza e recolhimento de materiais que possam acumular água parada.

SEGUE MUTIRÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI

A Prefeitura de Adamantina deu início nesta segunda-feira a mais uma etapa do mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação, realizada por meio das Secretarias de Obras e de Saúde, vai até o próximo sábado, dia 12 de abril, e abrangerá 19 bairros do município.

Estão na rota do mutirão os seguintes bairros: Vila Olivero, Jardim San Fernando, Jardim Paulista, Vila Nilza, Espanha, San Miguel II, Parque das Esmeraldas, Vista Verde I e II, Vila Cicma, Aviação, Gran Village, Santa Mônica, Parque Paraíso, Jardim das Tipuanas, Conjunto Habitacional Oiti, Residencial Morumbi, Residencial San José e Monte Carlo.

A Prefeitura orienta os moradores dessas localidades a colocarem para descarte materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Entre os itens estão:

  • Vasos e pratos de plantas
  • Garrafas
  • Baldes e bacias
  • Caixas d’água
  • Sucatas abandonadas
  • Tanques, pias e latas
  • Tambores

A Secretaria de Obras, responsável pelo recolhimento, reforça o pedido para que todos os materiais sejam colocados para fora de uma só vez, o que facilita a logística e dá maior agilidade ao serviço.

 

 

 

 

Publicidade