26.4 C
Adamantina
sábado, 23 agosto, 2025

Escolas de Dracena, Junqueirópolis e Panorama aderem ao modelo cívico-militar na área da Diretoria de Adamantina

Programa das Escolas Cívico-Militares será implantado em unidades de 89 municípios paulistas

Diretoria de Ensino de Adamantina | Foto: Divulgação

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) publica nesta terça-feira (29) a lista final das escolas que adotarão o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025. Na região da Diretoria de Ensino de Adamantina, três unidades de ensino foram confirmadas para a implantação do programa: a Escola Alfredo Machado, em Dracena; a Escola Professor Geraldo Pecorari, em Junqueirópolis; e a Escola João Brasio, em Panorama.

Segundo a Seduc-SP, as três instituições participaram do processo de consulta pública realizado em três etapas, onde a comunidade escolar – formada por pais, responsáveis, alunos maiores de 16 anos, professores e funcionários – pôde manifestar sua posição. Para a adesão, era necessário atingir um quórum mínimo de participação (50% + 1 dos votantes) e obter maioria simples de votos favoráveis. Em todo o estado, mais de 106 mil votos foram computados, com 87% de aprovação para a implantação do modelo.

- Publicidade -

Inicialmente, 132 escolas aprovaram a proposta, mas como o programa previa a implantação em 100 unidades em 2025, foram aplicados critérios de seleção como a existência de pelo menos uma escola cívico-militar por município, o IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social) e o desempenho no IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).

Com a adesão, as escolas seguirão o Currículo Paulista e contarão com apoio de monitores selecionados em processo conduzido pela Seduc-SP, com auxílio da Secretaria da Segurança Pública na checagem de antecedentes dos candidatos.

O Programa das Escolas Cívico-Militares será implantado em unidades de 89 municípios paulistas, distribuídas em 60 Diretorias de Ensino, incluindo a região da DE de Adamantina, que abrange Dracena, Junqueirópolis e Panorama.

A expectativa da Seduc-SP é que o novo modelo contribua para a melhoria dos índices educacionais e da disciplina, beneficiando cerca de 50 mil estudantes em todo o estado.

 

Publicidade