10.8 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Ministro da Saúde inaugura nova ala de radioterapia da Santa Casa de Marília para tratamento oncológico

A nova estrutura atenderá pacientes de 62 municípios, beneficiando mais de 1,3 milhão de pessoas

Visita à Santa Casa de Marília | Foto: Walterson Rosa/MS

Com o objetivo de agilizar o início do tratamento contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Marília no sábado (12) para inaugurar uma nova ala de radioterapia na Santa Casa da cidade. A unidade, equipada com tecnologia de ponta, tem capacidade para realizar até 600 procedimentos por ano e reforça o cuidado humanizado e especializado para pacientes oncológicos de toda a região.

A nova estrutura foi viabilizada com investimento superior a R$ 12,5 milhões do Governo Federal, por meio do Plano de Expansão da Radioterapia do SUS (PERSUS), e atenderá pacientes de 62 municípios, beneficiando mais de 1,3 milhão de pessoas. Com a entrega, a Santa Casa de Marília se consolida como a maior prestadora pública de oncologia da região.

- Publicidade -

“A visita a Marília é muito importante para reforçar as ações do Ministério da Saúde em parceria com o município e o estado. Estamos aqui para garantir que os pacientes da região tenham acesso ao tratamento do câncer no tempo adequado”, afirmou Padilha durante a cerimônia.

Segundo o ministro, o novo serviço conta com um acelerador linear de última geração, capaz de reduzir pela metade o número de sessões em alguns tratamentos, como o de câncer de mama. Padilha também anunciou que a portaria de habilitação será publicada ainda nesta semana, permitindo que os atendimentos comecem imediatamente.

Hospital Oncológico da Universidade de Marília (UNIMAR) | Foto: Walterson Rosa/MS

A agenda do ministro incluiu também uma visita ao Hospital Oncológico da Universidade de Marília (Unimar), que passou a atender pacientes do SUS com o moderno equipamento PET-CT, tecnologia que permite detecção precoce de tumores e monitoramento da evolução do tratamento.

“Marília se consolida como um polo regional de referência oncológica, com três grandes centros de tratamento do câncer: a Santa Casa, a UNIMAR e o hospital ligado à Famema”, destacou Padilha.

Publicidade