Osvaldo Cruz será uma das primeiras cidades a receber as atrações da 17ª edição do Circuito Sesc de Artes 2025, que percorre 132 municípios do interior, litoral e da Grande São Paulo. Neste domingo (4), o Parque do Povo Honório Pigozzi será palco de uma série de atividades culturais e artísticas gratuitas, das 16h às 20h.
Com o lema ‘Arte na rua para todas as pessoas’, o Circuito propõe uma experiência de encontros, vivências e experimentações em diferentes linguagens artísticas, para públicos de todas as idades.

A programação em Osvaldo Cruz será diversificada. O Coletivo Piracema, de Piracicaba, apresenta o espetáculo circense ‘Festa na Roça’, com números de palhaçaria, malabarismo, acrobacia e música ao vivo, celebrando a vida no interior de forma leve e bem-humorada.

A dança estará representada pelo grupo Yandê Transpará, do Pará, com o espetáculo ‘Encantos Amazônicos’, que leva ao público danças tradicionais da Amazônia, como o carimbó e o lundu marajoara, em uma imersão cultural que destaca as raízes indígenas, africanas e europeias.

O público também poderá participar da oficina ‘Chaveiros Têxteis’, conduzida pelo Coletivo Macaco Velho. A atividade utiliza retalhos e materiais reaproveitados para criar pequenas peças de arte, incentivando a criatividade e a sustentabilidade.

Na área do audiovisual, a oficina ‘Jogo dos Planos’, da Vem Vento Produções, de Araçatuba, oferecerá uma introdução prática ao universo da produção cinematográfica, permitindo que os participantes descubram etapas importantes do processo de filmagem.

A literatura estará presente com a contação de histórias “Histórias para Encantar Kamurin Ighé”, da Coletiva Educar Ancestral, de São José do Rio Preto. As narrativas resgatam ensinamentos ancestrais e refletem sobre a relação entre humanidade e natureza.

A programação ainda inclui muita música, com a discotecagem do DJ Lujaro, de Assis. Com forte influência da música preta, o artista mistura ritmos como black music, funk e diversas vertentes do rap.
‘O Circuito reafirma o compromisso do Sesc com a descentralização cultural, valorizando a produção de diferentes territórios e expandindo o acesso por meio da ocupação dos espaços públicos com múltiplas linguagens artísticas’, destaca Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor regional do Sesc São Paulo.
O Circuito Sesc de Artes 2025 ocorre em seis finais de semana consecutivos, sempre aos sábados e domingos, levando arte e cultura gratuitamente a diferentes cidades. A programação completa pode ser consultada no site: sescsp.org.br/circuitosescdeartes.