20.9 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

Região vive expectativa da reativação ferroviária após 75 anos da chegada da ferrovia em Adamantina

Obras de reativação do ramal Bauru–Panorama estão previstas para serem concluídas em 2028, aponta Rumo Logística

Em 20 de abril de 1950 o trem chegava a Adamantina, sinônimo de progresso. Após 75 anos, a região vive a expectativa da reativação do ramal Bauru–Panorama, prometida há anos, como em 2023, quando o governador Tarcísio de Freitas disse durante sua visita a Dracena: “O trem vai voltar a circular, a gente vai ver. Tem carga aqui para usarmos na ferrovia e vamos ter a recuperação do ramal de Panorama a Bauru. E mais recuperações de ferrovias virão”, prometeu.

Inauguração da Companhia Paulista de Estradas de Ferro em 20 de abril de 1950, em Adamantina | Foto: Acervo de João Carlos Rodrigues

Ao IMPACTO a concessionária responsável, a Rumo Logística, informou que as obras de reativação ferroviária começaram em junho de 2024 e estão previstas para serem concluídas em 2028, conforme contrato com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

- Publicidade -

O processo de reativação está dividido em três etapas: a primeira consiste na limpeza da vegetação ao longo da linha; a segunda envolve a recuperação da infraestrutura, que inclui a correção de erosões e o ajuste de cortes e aterros; e, por fim, a terceira etapa abrange a recuperação da superestrutura, com a substituição de dormentes, trilhos, lastro de brita, entre outros.

“Atualmente, as equipes da concessionária trabalham na recuperação da infraestrutura, que inclui correção de erosões e ajuste de cortes e aterros, com equipes em Avaí e Oriente, e devem avançar para outras regiões nos próximos meses”, esclarece a Rumo Logística.

Ainda em 2023, o governador informou que o trecho será recuperado para o transporte de cargas, diferentemente de 1950, quando a linha ferroviária avançou até a cidade de Adamantina para facilitar o acesso dos cidadãos a outras regiões paulistas. “20 de abril de 1950 é uma data histórica, pois foi quando a ferrovia chegou em Adamantina. Todo município que recebia os trilhos tinha a chance de progredir, porque na época não havia estradas pavimentadas”, relembrou João Carlos Rodrigues, autor de vídeo e jornal comemorativos à data.

Linha ferroviária em Adamantina | Foto: João Vinícius Faustino/IMPACTO

VÍDEO E JORNAL COMEMORATIVOS

O escritor adamantinense, também autor dos livros Reviver Adamantina, João Carlos Rodrigues, elaborou um vídeo e um jornal alusivos aos 75 anos da chegada da ferrovia ao município. Os dois materiais contam com 71 imagens, todas legendadas, que exibem o progresso e o desenvolvimento ocorrido na cidade na década de 1950, após a chegada da ferrovia.

“O fato de se tornar ponta de linha da CPEF [Companhia Paulista de Estradas de Ferro] até 1958 transformou Adamantina em um ponto de referência, com seu desenvolvimento ultrapassando outros municípios instalados antes da ‘Cidade Joia’”, recordou Rodrigues. “O movimento era tão grandioso no que se refere ao transporte de cargas, que Adamantina tinha um terminal da CPT (Companhia Paulista de Transportes), e no município foi construído o maior armazém da Nova Alta Paulista.”

O material impresso para consulta está disponível na Biblioteca Municipal Jurema Citeli, no Museu e Arquivo Histórico Municipal Setsu Onishi e, ainda, será disponibilizado nas escolas municipais. O vídeo pode ser assistido no link: https://youtu.be/Y-qtbvWikrU.

Publicidade