
Diante do avanço dos casos de arboviroses, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que o CIS (Centro Integrado de Saúde) funcionará em esquema especial nesta semana. A unidade estará aberta de quinta-feira (19) até domingo (22), das 8h às 16h, para atender exclusivamente casos suspeitos de dengue.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, até esta segunda-feira (16), o município já soma 1.682 notificações de dengue, com 723 casos confirmados e 800 resultados negativos. Os números mantêm a cidade em estado de alerta e justificam a ampliação no atendimento.
Além da dengue, o município também acompanha 79 notificações de Chikungunya, das quais 7 foram confirmadas. Os casos estão distribuídos entre os bairros Vila Jamil de Lima, Vila Cicma, Vila Joaquina, Centro, Mário Covas e Jardim Brasil (com dois registros).
A orientação da Secretaria de Saúde é para que pessoas com febre repentina, dor de cabeça, prostração, dores musculares ou articulares e dor atrás dos olhos procurem o CIS imediatamente, evitando complicações.
EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA
Desde 16 de abril, Adamantina está em situação de emergência devido ao número elevado de casos de dengue e à circulação simultânea de três sorotipos do vírus, além da presença da Chikungunya. As ações de enfrentamento seguem em andamento com mutirões de limpeza, fumacê e intensificação da vigilância epidemiológica.