
A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou que o CIS (Centro Integrado de Saúde) funcionará extraordinário entre sexta-feira (13) e domingo (15), das 8h às 16h, exclusivamente para o atendimento de casos suspeitos de dengue.
A medida visa reforçar a rede de atenção à saúde diante do aumento expressivo de casos da doença no município. Os cidadãos que apresentarem febre repentina acompanhada de sintomas como dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações, prostração e dor atrás dos olhos devem procurar atendimento médico imediatamente no CIS.
De acordo com os dados atualizados pela Vigilância Epidemiológica nesta terça-feira (10), 1.663 notificações de casos suspeitos de dengue foram registradas em Adamantina. Destas, 718 foram confirmadas como positivas e 797 descartadas.
A situação também se agrava com os registros de Chikungunya. Até o momento, foram 79 notificações, das quais 7 casos foram confirmados em diferentes bairros da cidade: Vila Jamil de Lima, Vila Cicma, Vila Joaquina, Centro, Mário Covas e dois casos no Jardim Brasil. Outros 38 casos foram descartados após investigação.
Em razão do avanço das arboviroses, a Prefeitura decretou situação de emergência no dia 16 de abril de 2025, motivada pela circulação simultânea de três sorotipos do vírus da dengue e pela confirmação de casos de Chikungunya no município.
A Secretaria de Saúde reforça o apelo à população para que colabore com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, eliminando criadouros e procurando atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas.