10.2 C
Adamantina
terça-feira, 12 agosto, 2025

Edinho Ruete posiciona Câmara como imparcial, mas avalia positivamente gestão Tiveron

Em entrevista ao IMPACTO, o presidente do Legislativo faz uma avaliação positiva dos cinco primeiros meses da gestão do prefeito de Adamantina

Edinho Ruete durante entrevista ao IMPACTO | Foto: João Vinícius Faustino/IMPACTO

Em seu segundo mandato como vereador — e também à frente da presidência do Legislativo municipal pela segunda vez —, Eder Ruete comentou sobre o posicionamento da Câmara de Adamantina e avaliou os cinco primeiros meses da gestão do prefeito José Tiveron.

Mesmo integrando o mesmo grupo político do chefe do Executivo, o presidente da Casa de Leis destaca que seu compromisso é com a imparcialidade. “Temos que exercer nossa função com independência e autonomia. Esse mesmo compromisso pauta meu trabalho junto aos vereadores, sem interferência e sem influência. Cada parlamentar tem liberdade de pensamento e posicionamento, e é garantindo essa isonomia que atuamos em prol de Adamantina”, afirmou.

- Publicidade -

A justificativa refere-se ao posicionamento dos parlamentares que, mesmo pertencendo ao grupo político do prefeito Tiveron, por vezes se colocam contrários aos interesses do Executivo. “A Câmara é formada por vereadores experientes e novatos, mas todos com o mesmo compromisso com a cidade. E isso é considerado por cada um na análise de propostas ou ao apontar situações que ocorrem em Adamantina.”

Apesar da postura imparcial, Ruete reafirma sua filiação ao Partido NOVO, o mesmo do prefeito, e elogia a administração de Tiveron. “Mesmo nunca tendo exercido a política partidária anteriormente, Tiveron está fazendo uma boa gestão. Está empenhado em fazer o melhor, e isso é perceptível. Pegou uma cidade que, embora sem dívidas, enfrentava uma situação financeira complexa, diferente do que foi divulgado.”

Segundo Ruete, o Executivo municipal trabalha para solucionar falhas que “não surgiram nos últimos cinco meses”. “São problemas crônicos — de saúde, de planejamento, em diversos setores — e a atual administração tem atuado diariamente para superá-los. Por isso, faço uma avaliação positiva.”

O presidente da Câmara projeta ainda um segundo ano de mandato mais promissor. “Em 2026, será o primeiro ano com um orçamento próprio da atual gestão [o de 2025 foi elaborado pela administração anterior], e isso facilitará o trabalho, como o prefeito vem destacando. Esse comprometimento orçamentário faz com que a equipe de Tiveron tome decisões com os pés no chão. Não vejo medo nos posicionamentos”, observou.

Em entrevistas recentes, o prefeito de Adamantina apontou falhas na elaboração do Orçamento Municipal, o que teria contribuído para o agravamento das dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura, que também sofre com queda na arrecadação.

Questionado sobre a atuação da Câmara na análise de projetos enviados pelo Executivo — como o Orçamento, aprovado pela legislatura anterior, mesmo com erros apontados pela atual gestão —, Ruete foi enfático: “Este ano, o problema citado não ocorrerá novamente. A situação chamou a atenção de todos, tanto da equipe técnica da Prefeitura quanto da Câmara. Atuaremos no Orçamento como fizemos na minha primeira gestão como presidente, quando conseguimos, com muito estudo e apoio técnico dos servidores do Legislativo, ampliar os repasses às entidades sociais do município.”

Segundo ele, a conjuntura ainda é agravada pela relação do Governo Federal com os municípios, que “não está saudável”.

Ruete também comentou sobre a FAI (Centro Universitário de Adamantina), cuja reitoria será analisada para referendo na próxima sessão ordinária, com os nomes do atual reitor, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, e do vice-reitor, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares. Ele também mencionou a Santa Casa de Adamantina. “São duas instituições sobre as quais somos constantemente cobrados, mas que acompanhamos de perto, por meio de visitas, reuniões e atuação conjunta. Vejo um grande empenho de ambas em oferecer o melhor serviço, tanto aos alunos quanto aos pacientes.”

Sobre o futuro, Ruete foi direto: “Sou leal ao grupo, e respeitarei as decisões que forem melhores para a cidade. E acredito que Tiveron fará uma gestão marcante”, concluiu, ao ser questionado sobre uma possível candidatura à Prefeitura.

Publicidade