Neste fim de semana, dois encontros importantes marcam o fortalecimento das políticas públicas na Nova Alta Paulista, com foco na cultura e na promoção da igualdade racial. Em Lucélia, o Encontro Cultural Regional ‘Território Vivo’ será realizado neste domingo (29), reunindo artistas, produtores, gestores, educadores e lideranças culturais da região. Já em Dracena, a cidade será sede da Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, neste sábado (28).
Em Lucélia, o ‘Território Vivo’ é uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), e tem como proposta central estimular o sentimento de pertencimento, fortalecer a articulação regional e dar voz aos fazedores de cultura. “O objetivo é promover uma escuta qualificada, fomentar a participação social nas decisões públicas e destacar a cultura como direito e ferramenta de transformação social”, explica Carol Costa, comunicadora social, produtora e agente territorial de cultura do MinC, responsável pela organização do encontro.
A programação inclui rodas de conversa, café cultural, exposição de obras de artistas e autores regionais, além de uma apresentação teatral. Entre os convidados estão a advogada e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Lucélia, Sarah Bevilaqua; o mestre em Antropologia Marcelo Manzatti, coordenador dos agentes territoriais de cultura e consultor do MinC; e a ativista Meire Cunha, fundadora da Associação Gangazumba de Cultura Negra.
Carol Costa destaca que o evento é parte de uma mobilização maior. “Não é apenas um encontro pontual, mas o início de uma jornada de fortalecimento territorial e construção coletiva. A participação da comunidade é essencial para garantir que a cultura seja de fato democrática, acessível e representativa”, ressalta.
As inscrições se encerraram no dia 20 e a programação, que ocorre no Rotary Club de Lucélia (rua Rotary, 900), das 15h às 20h, é gratuita. “A cultura precisa ser vivida, defendida e construída por todos nós. Este encontro é uma oportunidade de fazer isso junto, em rede, com escuta e ação. Vamos fortalecer nossos territórios e manter viva a cultura que nos forma e transforma”, conclui Carol.
CONFERÊNCIA EM DRACENA
Já em Dracena, neste sábado, será realizada a Conferência Regional de Promoção a Igualdade Racial, das 8h às 17h, no auditório da OAB local (rua Bolívia, 53). Com o tema ‘Igualdade e Democracia, Justiça Racial e Reparação’, o evento reúne representantes do poder público, sociedade civil e lideranças para discutir três eixos temáticos: igualdade e democracia, justiça racial e reparação. A conferência é organizada pela Prefeitura de Dracena em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e segue diretrizes da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.