
Durante todo o mês de junho, Adamantina se une à campanha Junho Violeta, que visa combater a violência contra a pessoa idosa por meio de ações de conscientização, orientação e mobilização social. A programação é coordenada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o CRAS, CREAS, Projeto Asa, Centro-DIA da Pessoa Idosa, Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI).
A campanha, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como propósito alertar a sociedade sobre os diversos tipos de violência sofridos por idosos e promover o respeito, a dignidade e o envelhecimento saudável.
Na manhã desta quarta-feira (4), as crianças e adolescentes do Projeto Asa participaram de uma roda de conversa sobre o tema “Respeito e Dignidade com a Pessoa Idosa”, abrindo a programação do Junho Violeta na cidade.
Outras ações incluem atividades com a população idosa atendida pelas Estratégias de Saúde da Família, abordando o tema “Cuidando com Respeito: Promoção do Envelhecimento Digno e Sem Violência”. Instituições como a Igreja Nossa Senhora de Fátima, Ave Cristo, Associação dos Vicentinos de Adamantina e a Casa da Sopa também participarão com momentos de reflexão e orientação.

DESTAQUES DA ATUAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:
- CRAS (Centro de Referência de Assistência Social):
Atua na prevenção da violência por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Durante o Junho Violeta, promove palestras, rodas de conversa e ações educativas com usuários e comunidade. - CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social):
Responsável pelo atendimento a casos de violência já identificados, oferece apoio psicossocial às vítimas e suas famílias, além de reforçar a divulgação dos canais de denúncia. - Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI):
Atua na fiscalização e proposição de políticas públicas para o idoso. No Junho Violeta, participa ativamente da campanha e articula parcerias interinstitucionais para ampliar o alcance das ações.
COMO DENUNCIAR CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA?
Segundo o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), qualquer ação ou omissão que cause morte, dano ou sofrimento ao idoso, seja físico, psicológico ou patrimonial, é considerada violência.
Denúncias podem ser feitas por:
- Disque 100 – Canal Nacional de Direitos Humanos
- 190 – Polícia Militar (em caso de risco imediato)
- Conselho Municipal da Pessoa Idosa – Secretaria de Assistência Social (Alameda Armando Salles de Oliveira, nº 367 – Telefone: (18) 3521-1900)