À frente do seu segundo mandato como prefeita de Lucélia, Tati Guilhermino concedeu entrevista exclusiva ao IMPACTO, refletindo sobre os desafios enfrentados no início da gestão, ainda sob os efeitos da pandemia da Covid-19, e destacando os avanços obtidos desde então. Em um momento de grande produtividade administrativa, com inaugurações e novos projetos em andamento, a chefe do Executivo luceliense falou sobre as obras entregues, o fortalecimento da saúde e o compromisso com áreas como esporte, cultura e assistência social. Tati também abordou a importância da reorganização administrativa e apresentou metas para os próximos anos, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da cidade. Nesta semana do aniversário de 81 anos de Lucélia, a prefeita deixou ainda uma mensagem de união e esperança à população.
Confira:

IMPACTO: Neste novo ciclo de gestão, quais as principais diferenças em relação ao início do primeiro mandato, em 2021? O que mudou na condução da Prefeitura?
Tati Guilhermino: O início do primeiro mandato foi um dos períodos mais desafiadores que vivenciamos. Entramos em meio à pandemia da Covid-19, em um cenário de incertezas e medo. Naquela época, a prioridade era salvar vidas. Trabalhamos intensamente para buscar leitos hospitalares, garantir estrutura mínima de atendimento e montar uma Central Covid, que até então o município não possuía. Era uma realidade totalmente diferente da que vivemos hoje.
Agora, neste segundo mandato, me sinto mais preparada e amadurecida. A vivência como prefeita nos traz aprendizados diários. Com o tempo, vamos entendendo melhor os caminhos da gestão pública, adquirindo mais conhecimento técnico, aprendendo a lidar com os desafios administrativos e, acima de tudo, com as pessoas. Hoje conduzimos a Prefeitura com mais segurança, planejamento e estratégia, priorizando ações que tragam resultados concretos para a população.
IMPACTO: Além do estádio, quais outras melhorias estão previstas ou em andamento? Que entregas a senhora pretende fazer nos próximos meses?
Tati: Estamos vivendo um dos momentos mais produtivos da nossa gestão. O calendário de aniversário de Lucélia está repleto de entregas e eventos. No dia 20 de junho, entregamos oficialmente a revitalização da Praça São Pedro. Ainda neste mês, será inaugurada a nova academia ao ar livre da Praça José Firpo. Também teremos a inauguração da Cozinha Alimento, localizada no nosso Centro Profissionalizante Débora Duarte Ricardo — um espaço importante que centraliza os cursos profissionalizantes, oferecendo capacitação para jovens e adultos da nossa cidade.
Além disso, nos próximos dias, vamos inaugurar a nova Praça Roosevelt, localizada na Vila Renno, um espaço que atenderá a comunidade com lazer e convivência. Outras obras de grande impacto estão em fase de início, como a ciclovia que interligará Lucélia a Adamantina, um sonho antigo da população que finalmente sairá do papel. Também temos a execução da ponte do Burrinho, garantida por meio de convênio com a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Para fechar o mês com chave de ouro, nos dias 26, 27 e 28 de junho, realizaremos o Arraiá da Amizade, na Via de Acesso, um grande evento cultural e popular que celebra nossa tradição e fortalece os laços comunitários.
IMPACTO: Sabemos que a saúde é um dos grandes desafios no país. Em Lucélia, o que tem sido feito para melhorar o atendimento na atenção básica e na Santa Casa?
Tati: A saúde sempre foi uma das nossas maiores prioridades. Quando assumimos, Lucélia contava apenas com uma UBS e uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada no Parque das Palmeiras. Durante a nossa gestão, conseguimos ampliar significativamente esse atendimento, com a abertura de mais duas ESFs: uma na Vila Rennó e outra na Vila Cayres. Em 2024, tivemos a aprovação do Ministério da Saúde para mais uma unidade, que aguarda apenas a liberação de recursos pelo PAC para início da obra. Com isso, estamos caminhando para atingir 100% de cobertura da atenção básica em saúde.
No que diz respeito à Santa Casa, avançamos muito. Importante destacar que as obras de reforma das áreas de fisioterapia, laboratório, pronto-socorro e raio-X que foram viabilizadas por meio de emendas parlamentares e convênios, com total apoio da administração municipal, que atuou como parceira estratégica. O novo pronto-socorro e o setor de raio-X têm inauguração prevista para julho de 2025, oferecendo mais qualidade e conforto para pacientes e profissionais. Esses avanços mostram que estamos evoluindo tanto na atenção básica quanto no atendimento hospitalar.
IMPACTO: Uma das marcas da atual gestão tem sido a reorganização dos cargos e setores da Prefeitura. Como essa reestruturação tem contribuído para a eficiência do serviço público?
Tati: A reestruturação administrativa foi fundamental para que nossa gestão pudesse funcionar de forma mais eficaz. Em municípios pequenos como Lucélia, é imprescindível contar com uma equipe técnica qualificada e setores organizados para captação de recursos, elaboração de projetos e execução de políticas públicas. Sem essa base, as ações não andam.
Essa reestruturação começou ainda no fim do primeiro mandato e foi concluída nos primeiros meses do segundo. Um exemplo importante foi a criação da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, que antes não existia. Sentimos a necessidade de ter um olhar mais atento para essas áreas, que são extremamente fortes em Lucélia. Nossa cidade sempre foi referência em cultura e no esporte, com diversos atletas e artistas que nos representam com orgulho. Essa nova secretaria vem justamente para fortalecer esses setores e ampliar o acesso da população a atividades esportivas, culturais e de lazer.
IMPACTO: O que a população pode esperar da sua gestão nos próximos três anos e meio? Há metas ou projetos prioritários que gostaria de destacar?
Tati: A população pode esperar trabalho contínuo, responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento de Lucélia. Seguimos focados em metas muito claras, guiados pelo nosso plano de governo — que é o norte da nossa gestão.
Na saúde, seguimos com a bandeira da regionalização, buscando com o Governo do Estado a reativação de leitos da Santa Casa, ampliando sua capacidade de atendimento. Na área da assistência social, temos um olhar especial para a população idosa, que representa uma parcela importante da nossa cidade e merece políticas públicas específicas.
Também temos um desafio importante, que é a finalização da obra da piscina pública, iniciada por outras gestões e que ainda não foi concluída. Nosso objetivo é transformar o espaço em um centro de reabilitação para pessoas com deficiências, quadros neurológicos e sequelas diversas. Estamos em busca de recursos estaduais e federais para tirar esse projeto do papel.
Outra frente importante da nossa gestão é o fortalecimento das mulheres. Criamos a Feira da Mulher Empreendedora, que já está em sua segunda edição, valorizando o protagonismo feminino, a geração de renda e o empoderamento. Essas são ações que mostram que o nosso olhar está atento às diferentes realidades da população.
IMPACTO: Neste aniversário de Lucélia, qual a sua mensagem à população?
Tati: Minha mensagem é de esperança, união e gratidão. Que jamais percamos a fé na transformação. Sei que ainda temos muitos desafios pela frente, mas também é visível o quanto já avançamos desde o início da nossa gestão. A mudança é possível — e ela já está acontecendo.
Aproveito para parabenizar cada cidadão luceliense pelos 81 anos da nossa querida cidade. Que possamos seguir juntos, com diálogo, parceria e vontade de fazer mais. Lucélia merece todo o nosso esforço, e podem ter certeza de que vamos continuar lutando todos os dias por um município mais justo, humano e desenvolvido.