
Um grupo formado por cerca de 15 pessoas, entre integrantes da Bamad (Banda Marcial de Adamantina), pais de alunos e apoiadores, realizou um protesto pacífico na noite deste domingo (22), na Estação Recreio. A manifestação teve como foco a exoneração do maestro Valter Negrini, oficializada pela Prefeitura de Adamantina em 1º de março, e a atual situação de incertezas da banda, com mais de 30 anos de história na cidade.
Com cartazes e palavras de apoio à Bamad e ao maestro, os manifestantes aproveitaram a realização de um evento cultural no local para chamar a atenção do público presente. A apresentação principal da noite, de um grupo instrumental de Quatá que se apresentou por meio da Lei de Incentivo à Cultura, não foi prejudicada. A programação incluiu ainda a participação de músicos locais e uma feira com artesãos e empreendedores.

A ausência da Bamad em eventos públicos tem sido notada pela comunidade, especialmente durante a recente programação de aniversário da cidade – tradicionalmente marcada pela presença da banda. A situação também foi abordada na sessão da Câmara Municipal realizada na última segunda-feira (16), quando os vereadores Daniel Fabri e Aguinaldo Galvão cobraram explicações sobre a desmobilização da banda e criticaram o que classificaram como “descaso” da Secretaria de Cultura e Turismo com uma das datas mais importantes do calendário municipal.
A Prefeitura de Adamantina chegou a abrir, no fim de março, uma licitação para a contratação de um novo regente para a Bamad e para a Orquestra de Viola Caipira, também regida por Valter Negrini. No entanto, o certame, registrado sob o Edital Nº 31/2025, foi declarado “fracassado”, conforme informado no portal oficial do município. A administração informou que deverá republicar o edital.

Em março deste ano, em resposta ao portal Siga Mais, a Prefeitura alegou que o momento era de “reorganização interna”, medida considerada necessária para “aprimorar a estrutura e garantir mais qualidade aos seus integrantes”. A nota enviada ainda reforçou o compromisso da gestão com a cultura local:
“A Administração Municipal reitera sua dedicação à cultura e assegura que qualquer mudança na condução da Banda visa preservar sua excelência e continuidade. O compromisso com a arte e a tradição musical segue firme, promovendo o desenvolvimento e o bem-estar de todos os integrantes”, informou ao portal Siga Mais.
