22.8 C
Adamantina
segunda-feira, 18 agosto, 2025

Região soma 692 medalhistas na Omasp 2025 e celebra avanço na matemática escolar

Estudantes de 22 cidades recebem certificados e medalhas; EE Helen Keller, de Adamantina, é premiada como Escola Olímpica

Evento em Adamantina contou com a participação de estudantes, professores e autoridades educacionais | Foto: João Vinícius Faustino/IMPACTO

A Diretoria de Ensino de Adamantina celebrou, nesta semana, os resultados da Omasp 2025 (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) com a premiação de 692 alunos medalhistas das escolas públicas da região. As cerimônias, realizadas entre quarta-feira (25) até esta sexta-feira (27), reúnem estudantes, professores e autoridades educacionais em eventos realizados nos municípios de Adamantina, Junqueirópolis e Tupi Paulista.

Os alunos premiados foram classificados com base no desempenho na Prova Paulista do 1º bimestre e participaram da segunda fase da olimpíada, aplicada entre os dias 5 e 7 de maio. Apenas os 5% melhores colocados de cada escola foram selecionados para essa etapa, que avaliou conhecimentos por meio de 20 questões de múltipla escolha, focadas em raciocínio lógico e problemas do cotidiano.

- Publicidade -

Ao final, a Diretoria de Ensino de Adamantina registrou 141 medalhas de ouro, 191 de prata e 360 de bronze. Os estudantes premiados recebem certificados e, no caso dos medalhistas de ouro, também têm a oportunidade de participar da terceira fase estadual da Omasp, prevista para agosto, com direito a treinamento especial em matemática.

Alunos premiados pela Escola Estadual Helen Keller | Foto: Divulgação

ESCOLA OLÍMPICA DE ADAMANTINA

Entre os destaques da premiação regional está a Escola Estadual Helen Keller, de Adamantina, que conquistou 34 medalhas e foi reconhecida oficialmente como Escola Olímpica pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

A escola teve alunos premiados desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Três estudantes – Arthur Davi Pereira, Nicolly Emanuele Arantes da Silva e Ana Carolina Batista Campos – conquistaram medalha de ouro e garantiram vaga na fase estadual da olimpíada. Eles também poderão ser convidados para participar da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática).

Durante a cerimônia de premiação, realizada no Anfiteatro Municipal de Adamantina, a professora Patrícia Rossi Fernandes recebeu o título de Professora Olímpica. A solenidade contou ainda com a presença da coordenadora pedagógica Marines Jesus dos Santos, da área de Exatas e Ciências da Natureza, e do Professor Especialista em Currículo Claudemir Garbelini, que também leciona na unidade.

Evento em Adamantina contou com a participação de estudantes, professores e autoridades educacionais | Foto: João Vinícius Faustino/IMPACTO

OMASP

A Omasp é uma atividade promovida pela Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), com apoio da AOBM (Associação Olimpíada Brasileira de Matemática). A iniciativa tem como objetivo potencializar a aprendizagem matemática entre os estudantes, abordando unidades temáticas do currículo como Geometria, Aritmética, Álgebra, Números, Grandezas e Medidas, Probabilidade, Estatística e Lógica. A proposta é contribuir diretamente para o avanço da proficiência dos alunos no processo de ensino e aprendizagem da disciplina.

Publicidade