12.6 C
Adamantina
sábado, 5 julho, 2025

De Adamantina para o mundo: Clariá é a primeira marca brasileira em semana de moda oficial na Itália

Empresa fundada em Adamantina é a primeira do Brasil a integrar oficialmente a Torino Fashion Week

Foto: Divulgação/Clariá

Pela primeira vez, uma marca brasileira desfilou oficialmente em uma semana de moda italiana. A Clariá, fundada em Adamantina pela diretora criativa Maria Clara Paloni, integrou o calendário da Torino Fashion Week, um dos eventos voltados exclusivamente para negócios da moda na Europa. O convite partiu da Italcam (Câmara Ítalo-Brasileira), que conheceu a marca por meio de seu ponto físico no Lago di Garda, na região do Vêneto, na Itália.

Foto: Divulgação/Clariá

A participação histórica colocou a Clariá em evidência diante de buyers (compradores de multimarcas) de toda a Europa. “Desfilar na Torino Fashion Week tem uma relevância imensurável para uma marca brasileira. É uma porta de entrada para o mercado europeu”, destaca Maria Clara. Segundo ela, os primeiros resultados da apresentação já começaram a surgir, com novas conexões comerciais sendo estabelecidas na Itália.

- Publicidade -
Maria Clara Paloni | Foto: Divulgação/Clariá

O desfile foi dividido em dois momentos: uma apresentação dos clássicos da Clariá, com peças que mostram a identidade e o corte costura da marca — como blazers, trench coats, camisas e jeans — e o lançamento da nova coleção de verão 2025, batizada de Alba, que será lançada no Brasil em agosto.

Foto: Divulgação/Clariá

“Ser aplaudido na Itália, berço da moda mundial e criadora do termo Made in Italy, nos leva a um outro patamar. Já temos um posicionamento no Brasil e temos muito orgulho disso, mas atravessar fronteiras é essencial para quem busca expansão”, afirma a diretora criativa. Ela adianta que os próximos passos incluem o fortalecimento das parcerias firmadas e a abertura de um novo ponto físico na Itália até 2026.

Foto: Divulgação/Clariá

Além da conquista internacional, Maria Clara não esconde o orgulho de suas raízes. “Levei comigo Adamantina em meu coração. Apresentar minha marca em uma passarela italiana foi um marco não só na minha trajetória como diretora criativa, mas também na construção de uma moda que atravessa o oceano. Tenho muito orgulho das pessoas que caminham comigo e de uma população que sempre apoiou a minha família. Assim como meus irmãos, que levaram o nome da nossa cidade para tantos lugares, seguirei com a Clariá esse legado”, agradece.

Foto: Divulgação/Clariá

A trajetória da Clariá começou a tomar forma em 2015, quando Maria Clara cursava o segundo ano da graduação em moda pela Unicesumar, em Maringá. “Foi meu pai quem tomou a iniciativa. Ele me chamou para conversar e disse que já era hora de pensarmos em abrir as lojas. A ideia me assustou no início, pois estava longe de Adamantina, onde decidimos abrir a primeira unidade, mas encarei o desafio”, lembra.

Foto: Divulgação/Clariá

Após um ano de pesquisas, busca por fornecedores e produção da primeira coleção, a Clariá foi inaugurada em agosto de 2016. “Sempre desejei ter o meu próprio negócio. Desde criança brincava de ter loja. Cresci com isso muito claro: eu teria minha própria marca”, conta Maria Clara.

Foto: Divulgação/Clariá

Hoje, quase uma década após seu início, a Clariá não apenas consolidou seu espaço no mercado nacional como também rompeu barreiras internacionais — levando consigo o nome de Adamantina, sua origem e sua essência. “Chegar a uma passarela italiana foi muito além de um sonho, foi a prova de que quando caminhamos juntos, com propósito, podemos alcançar o que parecia impossível’, conclui.

Foto: Divulgação/Clariá

 

Publicidade