28.2 C
Adamantina
segunda-feira, 21 julho, 2025

Engenharia e gestão pública traçam metas conjuntas em São Paulo

Crea-SP promoveu debates sobre infraestrutura, desenvolvimento e inovação na área tecnológica, com a presença de secretários de Estado

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) sediou, nos dias 15 e 16 de julho, a 4ª edição do Colégio de Presidentes de 2025, realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O encontro reuniu lideranças dos Creas de todo o Brasil, além de contar com a participação do secretário de Governo e Relações Institucionais e presidente nacional do PSD, engenheiro Gilberto Kassab, e do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, para discutir temas prioritários às profissões em âmbito nacional, fortalecendo a integração com os Conselhos Regionais.

Para a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, a interlocução foi essencial para consolidar iniciativas do colegiado. “A presença de representantes do governo estadual evidencia a integração que buscamos para avançar em pautas estratégicas e construir políticas públicas mais eficazes. A oportunidade de articular de forma direta potencializa nossas ações e reafirma o nosso compromisso em contribuir de maneira consistente para o desenvolvimento das cidades e para a valorização das nossas profissões”, declarou.

- Publicidade -

Da esquerda para a direita: Lígia Mackey, presidente do Crea-SP; Gilberto Kassab, secretário estadual de Governo e Relações Institucionais; Vinicius Marchese, presidente do Confea; e Lamartine Moreira, presidente do Crea-GO / Foto: Crea-SP

 

Na mesma direção, o presidente do Confea, engenheiro Vinicius Marchese, destacou o valor da aproximação com o poder público para o futuro do país. “A participação ativa das lideranças governamentais demonstra o quanto o Sistema é relevante para o desenvolvimento urbano e para o planejamento do país. É fundamental mantermos esse canal aberto, pois somente com essa convergência de esforços entre profissionais, instituições e gestores públicos conseguiremos avançar em projetos realmente transformadores”, enfatizou.

Kassab reforçou sua conexão com o setor e defendeu a atuação conjunta entre o poder público e a área tecnológica. “Sou engenheiro com muito orgulho e sempre estive próximo do ambiente do Crea-SP, acompanhando seu trabalho”, disse. E prosseguiu: “É fundamental que sigamos trabalhando de forma integrada com o Confea, os Conselhos Regionais e as entidades de classe, cada vez mais presentes e atuantes. Essa união é essencial para construirmos um Brasil melhor”, completou.

Ao concluir, Kassab salientou que um país melhor depende diretamente da valorização da área tecnológica. “Investir em infraestrutura, valorizar a Engenharia e criar condições para que ela atinja padrões de excelência internacional são passos fundamentais para impulsionar o crescimento e melhorar a qualidade de vida da população”, finalizou.

Marcelo Branco, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação / Foto: Crea-SP

Já Marcelo Branco apresentou, aos presidentes de Creas, o programa habitacional do governo paulista, que reúne crédito, construção direta e subsídios. A iniciativa mostra como o planejamento, aliado à ação do Estado, potencializa investimentos e gera benefícios concretos para a população. Em dois anos e sete meses da atual gestão, já foram entregues 60 mil unidades habitacionais, com a meta de alcançar 200 mil até o final de 2026.

Além disso, o secretário da pasta de desenvolvimento urbano e habitação ressaltou a importância da troca de experiências com os Creas para aprimorar ações voltadas ao crescimento sustentável dos municípios. “A presença dos presidentes é essencial para que possamos trocar vivências e avançar em soluções voltadas à Engenharia e ao crescimento sustentável dos municípios”, observou.

Ele também mencionou a sólida parceria com a autarquia paulista, que resultou na elaboração de um caderno de diretrizes para projetos voltados à qualidade de vida e sustentabilidade, documento que hoje orienta mais de 500 ações do governo estadual. Segundo ele, colocar a qualidade de vida no centro das políticas públicas deve ser uma prioridade, o que passa, necessariamente, pela modernização e reconstrução das cidades.

O Colégio de Presidentes segue com a próxima etapa prevista para os dias 18 e 19 de setembro, em Porto Alegre (RS). Em 2025, as reuniões já passaram pelo Distrito Federal, Tocantins e Piauí. O ciclo será encerrado nos dias 18 e 19 de dezembro, em Cuiabá (MT), consolidando um percurso estratégico de debates e alinhamentos em diferentes regiões do país.

Publicidade