26.4 C
Adamantina
sexta-feira, 25 julho, 2025

Exposição ‘Casa de Vó’ resgata arquitetura nostálgica de Adamantina

Mostra fotográfica idealizada por Bianca Virgílio abre neste sábado (26) no museu Setsu Onishi e homenageia casas antigas da cidade com registros afetivos e históricos

A partir deste sábado (26), às 10h, o museu e arquivo histórico Setsu Onishi, em Adamantina, recebe a abertura oficial da exposição fotográfica ‘Casa de Vó’, idealizada pela fotógrafa e diretora criativa Bianca Teixeira Virgílio. A mostra retrata, com sensibilidade e olhar artístico, a arquitetura de casas antigas da cidade, preservando a memória estética e afetiva desses espaços que estão desaparecendo com a modernização urbana.

Segundo Bianca, o projeto nasceu da sua admiração por construções de décadas passadas. “Com o crescimento do município, muitas dessas casas estão sendo reformadas ou demolidas, perdendo totalmente o aspecto temporal de determinadas décadas. Pensando em manter uma memória viva de uma cidade com arquitetura nostálgica, este projeto tem como objetivo fotografar estas casas e reunir em uma série fotográfica”, explica.

- Publicidade -

Desde a infância, a fotógrafa conta que se encanta com os detalhes desses imóveis: muros baixos, serralherias ornamentadas, paredes adornadas, revestimentos coloridos, vidros decorados e cortinas de renda. “É como se me levassem para um lugar de afeto muito confortável”, define. A inspiração para concretizar o projeto veio também das suas sobrinhas. “Muitas casas estão sumindo e senti a necessidade de deixar esse registro para as novas gerações”.

A série ‘Casa de Vó’ busca documentar traços estéticos que caracterizam a arquitetura adamantinense de outras épocas. Ao destacar detalhes que remetem ao modo de construir e viver de outrora, o trabalho se configura como um importante arquivo histórico e visual da cidade.

Bianca ressalta que a exposição tem total sintonia com a proposta do museu Setsu Onishi. “Por conversar com o papel do museu, o projeto será exposto lá, tendo também como objetivo trazer mais pessoas para o espaço”, destaca.

SERVIÇO
O Museu e Arquivo Histórico Setsu Onishi está localizado na Alameda Ihity Endo, 70, na Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros. A visitação à exposição será aberta ao público todos os dias da semana, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Uma vernissage especial está marcada para o dia 5 de agosto, a partir das 19h.

Com informações da Prefeitura de Adamantina

Publicidade