
Alunos e professores da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Adamantina participaram, entre os dias 8 e 27 de julho, da Operação Amazonas do Projeto Rondon, iniciativa do Ministério da Defesa, que promove ações de cidadania em regiões de vulnerabilidade social e econômica. A equipe realizou 40 oficinas sobre temas como ciência de dados, comunicação digital, sustentabilidade e empreendedorismo, no município de Fonte Boa, localizado a cerca de 800 quilômetros de Manaus, beneficiando um total de 890 pessoas.
As ações foram conduzidas pelos estudantes André Gomes, Angela Guimarães Bento, Bruna Sartorato, Eduardo Antunes Bueno, Grazielly de Souza Silva, Guilherme Polino, Luísa Viana Rodrigues e Renata de Moura Lins, sob supervisão dos professores Paulo Roberto da Silva Ruiz e Renata Motta Chicoli. As oficinas incluíram, por exemplo, capacitação de servidores públicos em ferramentas como Excel, Power BI, inteligência artificial e mídias sociais, além de atividades voltadas à autonomia econômica de mulheres, como maquiagem, corte de cabelo e produção de cosméticos artesanais.
Na área ambiental, foram promovidas atividades como construção de filtros de água de baixo custo, cultivo de hortas e fabricação de inseticidas naturais. Segundo Paulo, os conteúdos foram definidos após uma visita técnica prévia à região, realizada em abril. “Fizemos reuniões com secretários municipais e lideranças ribeirinhas de Fonte Boa para ajustar o conteúdo das oficinas às necessidades locais. Algumas propostas foram incluídas ou adaptadas a partir dessas escutas.”
VIAGEM DE BARCO
A delegação da Fatec percorreu um trajeto de 22 horas de lancha pelo Rio Solimões para chegar ao município. “A logística é desafiadora, mas essencial para alcançar essas comunidades”, destaca o professor. A unidade atuou no Conjunto B da operação, que reuniu instituições de Ensino Superior de todo o País e concentrou atividades nas áreas de tecnologia, meio ambiente, trabalho e comunicação.
De acordo com a professora Renata Chicoli, a experiência contribui para o crescimento pessoal, acadêmico e social dos estudantes. “Eles aprendem a valorizar a diversidade cultural e aplicar o conhecimento em ações concretas de cidadania”, salienta. O aluno Guilherme Saderio Polino concorda: “Pude enxergar uma realidade diferente da minha rotina. Foi gratificante e transformador. Sou grato à Fatec e a todos os envolvidos.”
Para as estudantes Luisa Viana Rodrigues e Angela Regina Guimarães Bento, o contato com outra realidade agregou muito para a trajetória acadêmica e pessoal de quem participou da operação. “Servir as pessoas e compartilhar conhecimento foi marcante. Fomos recebidos com muito carinho e saímos com o sentimento de dever cumprido”, afirma Angela.
Essa foi a segunda participação consecutiva da Fatec Adamantina no Projeto Rondon. Em 2024, uma equipe de professores e estudantes da unidade integrou a Operação Mangabeiras, em Itabi, município localizado em Sergipe. “Além de aplicar o que aprendem, os alunos têm contato com saberes tradicionais e realidades distintas das que vivenciam no cotidiano. É uma ação de extensão que aproxima a formação acadêmica das necessidades reais da população”, conclui Paulo.