28.3 C
Adamantina
sábado, 2 agosto, 2025

Lucélia salta do 22º para o 6º lugar nos Jogos Regionais e se consolida como potência esportiva na região

Cidade conquista melhores resultados da microrregião e supera tradicionais adversários; 25 equipes representaram o município na edição de Ourinhos

Foto: Cedida/Prefeitura de Lucélia

Lucélia conquistou um resultado expressivo na 67ª edição dos Jogos Regionais, disputada até sábado (26), em Ourinhos. A cidade saltou do 22º lugar na classificação geral em 2024 para a 6ª colocação, se posicionando entre as principais potências esportivas da 7ª Região Esportiva, composta pelas regionais de Marília e Presidente Prudente.

Segundo o Governo do Estado, a edição deste ano reuniu mais de 4,7 mil atletas de 65 municípios. Lucélia somou 69 pontos, ficando atrás apenas das maiores cidades da região: Marília (292 pontos), Ourinhos (225), Presidente Prudente (220), Assis (205) e Tupã (149).

- Publicidade -

No recorte da microrregião de Adamantina, Lucélia obteve o melhor desempenho, seguida por Inúbia Paulista, que alcançou a 9ª colocação geral.

A delegação luceliense foi formada por cerca de 165 atletas e acompanhada por 25 integrantes da comissão técnica e grupo de apoio. Ao IMPACTO, o secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Lico Vieira, e o diretor de Esportes e Lazer, Lucas Medeiros, destacaram a conquista histórica e os bastidores que contribuíram para o desempenho.

“Enxergamos nossa participação nos Jogos Regionais de 2025 como positiva e cheia de bons momentos. Acreditamos que, dentre os últimos anos, esse tenha sido o resultado mais expressivo, desde o fim da era de primeira e segunda divisão que existia”, afirmou Lucas Medeiros. “Ficamos felizes com o desempenho da nossa delegação e acreditamos que, para os próximos jogos, estaremos ainda mais fortes e brigando por mais resultados.”

Foto: Cedida/Prefeitura de Lucélia

O resultado, segundo os gestores, é reflexo direto das políticas públicas adotadas pela administração municipal. “Não podemos negar que, em virtude das novas políticas públicas implantadas, como o PEMCE — Programa de Ensino Municipal de Cultura e Esportes —, os resultados em competições como os Jogos Regionais tendem a acontecer de forma natural”, explicou o secretário Lico Vieira.

“Claro que temos modalidades com maior tradição, como o handebol masculino, que já foi 4º colocado nos Jogos Abertos e campeão regional diversas vezes. Mas o sucesso nas demais modalidades é fruto dos investimentos da administração da prefeita Tati Guilhermino, que acredita num esporte fortalecido e cheio de oportunidades.”

Foto: Cedida/Prefeitura de Lucélia

PARTICIPAÇÃO E CONQUISTAS

Lucélia competiu em 25 equipes, nas categorias masculinas, femininas e mistas. A cidade conquistou três medalhas de ouro, além de três pratas e quatro bronzes. Outras modalidades também chegaram a finais ou alcançaram posições expressivas entre os oito melhores.

Destaques entre os resultados:

Ouro: Handebol Masculino Livre, Biribol Masculino Sub-21 e Capoeira Feminino Livre Leve Individual

Prata: Badminton Feminino Livre, Damas Masculino Sub-21 e Capoeira Masculino Livre Peso Pesado Individual

Bronze: Handebol Feminino Livre, Damas Feminino Sub-21, Badminton Livre Masculino Individual e Judô Feminino Livre Leve

Demais colocações de destaque: Badminton Masculino Livre (4° lugar), Capoeira Feminino Livre (5°), Tênis Feminino Livre (5°), Judô Feminino Livre (6º), Tênis de Mesa Feminino Sub-21 (6º), Capoeira Masculino Livre (6°), Voleibol Masculino Sub-21 (7°) e Natação Masculino Livre (8°).

A maioria dessas modalidades faz parte do PEMCE e são atendidas pelas escolinhas de iniciação mantidas pelo município. Segundo a coordenação, as únicas exceções são natação, badminton, biribol e tênis de campo, que mesmo fora do projeto foram representadas por atletas e professores locais.

Foto: Cedida/Prefeitura de Lucélia

PRÓXIMO DESAFIO: JOGOS ABERTOS

Com a classificação garantida, Lucélia se prepara agora para os Jogos Abertos. A delegação será composta por 38 atletas e membros da comissão técnica, que representarão o município nas modalidades de handebol masculino, biribol, badminton feminino, damas, além da capoeira individual masculina e feminina.

“As expectativas são as melhores, embora saibamos que o nível dos Jogos Abertos é muito mais alto. As cidades investem forte no esporte e têm grandes equipes de base”, disse Lucas Medeiros. “Mas nosso handebol e a capoeira individual já se destacam nesse cenário há bastante tempo e, com certeza, vão dar trabalho aos adversários.”

Para os gestores, o grande diferencial de Lucélia está na seriedade da estrutura que envolve o esporte local. “O que de fato merece destaque é a organização da secretaria, com um olhar visionário para o fomento ao esporte. A logística, o alojamento e as refeições acima do padrão demonstram o respeito com nossos atletas e professores”, comentou Lico Vieira.

Foto: Cedida/Prefeitura de Lucélia

“Além disso, o PEMCE contribui diretamente para a formação e representatividade. Estar em 6º lugar, à frente de municípios como Dracena, Adamantina, Osvaldo Cruz, Martinópolis e outros, nos deixa muito felizes e prontos para continuar esse trabalho com excelência e eficácia.”

A participação de Lucélia nos Jogos Regionais foi encerrada com gratidão e otimismo: “Gostaríamos de agradecer a todos os atletas, professores e equipe de apoio. Vocês honraram nosso nome e colocaram Lucélia de volta ao topo, de onde nunca deveria ter saído”, finalizou o diretor de Esportes.

“E agradecemos à prefeita Tati Guilhermino, que tem um olhar voltado ao esporte e não mede esforços para seu desenvolvimento. Seguiremos nossa missão e vamos levar o nome da cidade cada vez mais longe’, complementa o secretário.

Publicidade