31 C
Adamantina
sábado, 2 agosto, 2025

Maior força-tarefa de fiscalização do Crea-SP atua na região de Adamantina

Operação intensiva inspeciona silos e aterros sanitários para garantir responsabilidade técnica e segurança ambiental

Na macrorregião que inclui Adamantina, Araçatuba e Presidente Prudente, estão previstas diligências em 147 unidades | Foto: Divulgação/Crea-SP

A região de Adamantina está entre os focos da maior força-tarefa de fiscalização promovida pelo Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) em 2025. A operação, que segue até o dia 15 de agosto, concentra esforços na inspeção de unidades armazenadoras de grãos (silos) e aterros sanitários, com o objetivo de verificar a presença de responsáveis técnicos devidamente habilitados e registrados no Conselho.

A ação integra uma mobilização estadual que envolve agentes fiscais em 449 dos 645 municípios paulistas. Na macrorregião que inclui Adamantina, Araçatuba e Presidente Prudente, estão previstas diligências em 147 unidades. A operação visa garantir o cumprimento das exigências legais e promover a valorização da área tecnológica, com foco na segurança da população e na preservação ambiental.

- Publicidade -

Segundo o gerente regional do Crea-SP, engenheiro Edson Pirani, a força-tarefa prioriza setores que exigem controle técnico rigoroso. “Estamos fiscalizando estruturas de grande impacto, como silos e aterros, que têm relação direta com a saúde pública, o meio ambiente e a economia regional. O acompanhamento técnico é essencial para garantir o bom funcionamento dessas atividades”, afirma.

As unidades armazenadoras de grãos inspecionadas estão cadastradas na Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), enquanto os aterros sanitários seguem listagem da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Os fiscais verificam a existência de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e atuam para orientar os responsáveis, notificar irregularidades e promover a adequação dos empreendimentos.

A atuação do Crea-SP também contribui para reduzir riscos ambientais, especialmente no Estado de São Paulo, que gera cerca de 40 mil toneladas de resíduos sólidos por dia, segundo a Semil (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística).

CANAIS DE DENÚNCIA
A população da região pode colaborar com a fiscalização denunciando irregularidades no site www.creasp.org.br, pelo telefone 0800 017 18 11, pelo e-mail faleconosco@creasp.org.br ou pelo aplicativo Crea-SP, disponível para Android e iOS.

Publicidade