20.7 C
Adamantina
terça-feira, 15 julho, 2025

Prefeitura inicia ação que pretende zerar fila de 6 mil exames médicos em Adamantina

Programa contempla 10 especialidades e conta com investimento de R$ 1,1 milhão

Estudo do Instituto Locomotiva, divulgado em fevereiro, revela que 94% da população da Classe C concordam com a afirmação: “o tempo de espera para a marcação e realização de consultas e exames no SUS (Sistema Único de Saúde) coloca em risco a vida de muitos brasileiros.”
A pesquisa “A Classe C e a Saúde: os desafios de acesso a exames e consultas” traça um retrato das dificuldades enfrentadas por mais de 100 milhões de pessoas que dependem exclusivamente do sistema público de saúde.

Em Adamantina, a realidade é semelhante. Para reduzir ou eliminar a fila de exames acumulada nos últimos anos — agravada especialmente a partir de 2020 com o impacto da pandemia de Covid-19 —, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o programa Zera Fila, que prevê a realização de aproximadamente 6 mil exames médicos, com base na Tabela SUS Paulista.

- Publicidade -

De acordo com a secretária de Saúde, Elisabete Cristina Jacomasso Marquetti, estão contemplados no programa exames essenciais para diagnóstico e acompanhamento médico, como: mamografia diagnóstica; mamografia bilateral para rastreamento; colonoscopia (com ou sem contraste); ecocardiografia transtorácica (adulto e pediátrica); ressonância magnética; cirurgia de catarata; endoscopia digestiva alta sem biópsia; tomografia computadorizada; densitometria óssea e diversos tipos de ultrassonografia.

“O Zera Fila representa um avanço significativo na garantia de direitos e no cuidado com os cidadãos de Adamantina. É resultado de uma gestão que busca soluções reais e eficazes para as demandas da população”, pontua a secretária.

Secretária de Saúde, Elisabete Cristina Jacomasso Marquetti | Foto: Divulgação

ACESSO MAIS RÁPIDO E DIAGNÓSTICO PRECOCE

Segundo a gestora, a ação visa viabilizar diagnósticos precoces e o início oportuno dos tratamentos, promover o bem-estar da população ao evitar complicações decorrentes da demora nos diagnósticos, e tornar o sistema municipal de saúde mais eficiente, resolutivo e humanizado.

Para atingir tais objetivos, a Secretaria de Saúde articulou o repasse de R$ 1,1 milhão, viabilizado por meio da deputada federal Adriana Ventura (Partido Novo).

“O projeto foi estruturado durante visita da parlamentar à Santa Casa de Adamantina, ocasião em que, ao lado do prefeito José Tiveron, da equipe da Secretaria de Saúde e dos vereadores Éder Ruete, Meire Alves, Cid Santos (Partido Novo) e Gabi Calil (PRD), definiu-se a execução do programa”, explica Elisabete.

Além do recurso parlamentar, a Santa Casa de Misericórdia e o CIS (Centro Integrado de Saúde) atuam como prestadores de serviço parceiros na execução do programa. O lançamento oficial ocorreu em 20 de maio, quando o projeto foi formalmente encaminhado à deputada. Cerca de 20 dias depois, o repasse foi aprovado e autorizado.

A expectativa é que a fila seja completamente zerada até o final da execução do programa, conforme o cronograma pactuado com os prestadores de serviços. “O prazo de conclusão está diretamente vinculado à agilidade no atendimento da demanda”, esclarece a secretária.

Com a ampliação do acesso a exames — muitos deles aguardados há anos —, a iniciativa deve resultar em uma significativa melhoria da qualidade de vida da população e do atendimento prestado no município.

“O Zera Fila é parte de um esforço mais amplo da administração municipal para reestruturar a saúde pública local. Além desse projeto, a Prefeitura segue em busca constante por novos investimentos e parcerias”, afirma. “Trata-se de uma resposta histórica à população, realizada com planejamento, união de esforços e respeito às reais necessidades dos cidadãos”, finaliza a secretária.

Publicidade