A Prefeitura de Adamantina inicia neste sábado (26) um mutirão de exames de imagem com o objetivo de eliminar a fila de espera por densitometria óssea, tomografia computadorizada e ressonância magnética. A ação, que segue até quinta-feira (31), prevê a realização de 259 exames e faz parte do programa Zera Fila, criado pela Secretaria Municipal de Saúde para reduzir a demanda acumulada desde 2020.
Os exames serão realizados em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus – Santa Casa de Misericórdia de Adamantina, utilizando recursos de R$ 300 mil já repassados pela deputada federal Adriana Ventura.

Atualmente, 88 pessoas aguardam por densitometria óssea, 70 por tomografia e 101 por ressonância magnética. Ao todo, a fila de espera por exames laboratoriais, de imagem e de diagnóstico no município ultrapassa 5 mil solicitações, reflexo dos impactos da pandemia na rotina dos atendimentos médicos.
Segundo a secretária de Saúde, Elisabete Cristina Jacomasso Marquetti, o programa Zera Fila contempla exames essenciais para diagnóstico e acompanhamento de saúde, todos com base na Tabela SUS Paulista. Entre os procedimentos previstos estão: mamografia diagnóstica, mamografia bilateral para rastreamento, colonoscopia, ecocardiografia, endoscopia digestiva alta, cirurgia de catarata e diversas modalidades de ultrassonografia, além dos que já começam a ser realizados nesta etapa inicial.