24.3 C
Adamantina
terça-feira, 8 julho, 2025

Usina de resíduos da construção civil inicia fase de testes em Adamantina

Equipamento foi adquirido em 2023 e tem capacidade para processar até 45 toneladas por hora

Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

A Prefeitura de Adamantina iniciou, na última semana, a fase de testes da usina de RCC (Resíduos da Construção Civil), instalada em área de descarte às margens da estrada vicinal José Bocardi, após o aeroporto municipal.

O equipamento, avaliado em mais de R$ 2 milhões, foi adquirido em abril de 2023 e entregue pelo fornecedor no final do mesmo ano. Segundo a administração municipal, a usina estava sem uso até que, no início da atual gestão, foi identificada durante vistorias em obras e equipamentos públicos.

- Publicidade -
Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

A partir disso, a Secretaria Municipal de Obras realizou a preparação do terreno, a construção de rampas e os ajustes técnicos necessários para o início da operação em caráter experimental.

A usina tem capacidade média de produção de 45 toneladas por hora, transformando resíduos da construção civil em material reaproveitável. O produto poderá ser utilizado na recuperação de estradas rurais, na construção de calçadas e em outras obras urbanas, com o objetivo de reduzir custos e promover práticas sustentáveis.

Com a fase de testes em andamento, a próxima etapa será a solicitação das licenças ambientais e operacionais exigidas para o funcionamento definitivo da unidade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina
Publicidade