
Adamantina acaba de conquistar nova parceria internacional com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). A partir de 2026, um voluntário japonês com graduação em Educação Física chegará à cidade para desenvolver um projeto esportivo focado no atletismo, com duração de dois anos. O trabalho será realizado no Centro Esportivo Takeshi e Toshie Matsuda, no campo da Acrea (Associação Cultural Recreativa de Adamantina), voltado ao atendimento de crianças e adolescentes.
Segundo a presidente da entidade, Noriko Onishi Saito, todas as despesas do voluntário – como passagens, salário, moradia e demais custos – serão totalmente custeadas pelo governo japonês. “Nós, de Adamantina, não teremos gasto nenhum, somente benefício com a presença dessa pessoa aqui”, afirmou.
O processo de solicitação do voluntário foi iniciado em 2022 e a confirmação da aprovação foi recebida no último dia 29 de julho. “Foi uma longa espera, passando por vários processos seletivos, mas conquistamos. Gratidão a todos os envolvidos e especialmente à Sra. Natsuko Yamamoto, responsável pelos projetos de envio de voluntários às associações nipo-brasileiras”, destacou Noriko.
A conquista é resultado de uma articulação da Acrea em parceria com a Prefeitura de Adamantina, Câmara Municipal, FAI (Centro Universitário de Adamantina), Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte. “É um marco histórico para nossa associação e para o esporte local. Estamos muito felizes por poder retomar essa cooperação com a JICA. É uma vitória coletiva.”
A Acrea já possui um histórico importante na formação de atletas e no estímulo ao atletismo, com participação ativa em competições e desenvolvimento de talentos. Em 2018, outro voluntário japonês já havia sido enviado à cidade por meio de projeto semelhante, contribuindo para o fortalecimento da modalidade no município.
A nova etapa dessa parceria representa, segundo Noriko, uma oportunidade de renovação e avanço. “Esse projeto vai impactar diretamente nossas crianças e adolescentes. Será uma troca de conhecimento, disciplina e valores que vem para somar ao que já construímos com muito esforço.”
A recepção oficial ao novo voluntário está prevista para janeiro de 2026.