28.3 C
Adamantina
quarta-feira, 27 agosto, 2025

Cursos de História e Pedagogia da FAI discutem avanços e retrocessos dos Direitos da Mulher dia 2

Palestra será ministrada pela delegada Laíza Rigatto, da Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina

Em 2 de setembro, os estudantes dos cursos de História e Pedagogia do Centro Universitário de Adamantina receberão a palestra “Direitos da Mulher: Avanços e Retrocessos”, a ser ministrada pela delegada Laíza Rigatto, da Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina.

Realizada com apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), a atividade ocorrerá às 19h30, no Laboratório de Práticas Pedagógicas, localizado no Bloco IV do Câmpus II (Av. Francisco Bellusci, nº 1.000).

- Publicidade -

Fundamentada na resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, que estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, a palestra integra o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das licenciaturas coordenadas pela Prof.ª Dra. Alessandra dos Santos.

“Esta resolução observa que é responsabilidade das instituições de ensino atender à Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social”, explica.

Conforme conta, a palestra também se soma ao conjunto de formações eletivas deste semestre que objetivam trazer uma maior amplitude de atividades, com estímulo ao desenvolvimento reflexivo e crítico dos estudantes de licenciatura.

SOBRE A PALESTRA

De acordo com a docente, a palestra trará um cenário mais geral, por meio da indicação dos avanços legais em território nacional e, em seguida, abordará um aspecto local, que se articula com a situação atual da mulher.

“A área da educação envolve um espaço privilegiado de discussão de temas transversais trabalhados por todos os cursos de licenciatura, colocando em análise a situação da mulher na realidade social atual. É de se notar que só recentemente a mulher assumiu papéis que antes apenas homens podiam assumir. Esse cenário desafiador tem trazido mudanças impactantes nas relações e a sociedade ainda tem tido dificuldades em relação à preservação da dignidade humana da mulher”, ressalta.

Haverá certificação de participação aos estudantes de História e Pedagogia.

“Este evento mais que necessário oferece um espaço de discussão e reflexão para que os futuros educadores possam se capacitar para o relacionamento respeitoso e digno com outro ser humano, o qual será sempre o foco central de seu trabalho enquanto professor”, finaliza a coordenadora.

MINICURRÍCULO DA PALESTRANTE 

Laíza Rigatto é delegada de Polícia desde 2007 na Polícia Civil do Estado de São Paulo. Foi Delegada Titular das Delegacias de Defesa da Mulher de Presidente Epitácio e Osvaldo Cruz, de 2009 a 2014. Na Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina atua desde 2014 na assistência. É professora desde 2019 da Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo da disciplina de Criminologia, Sistema de Justiça sob a ótica de Gênero e Orientação Sexual, Direito Administrativo Disciplinar e Feminicídio. É mestranda em Direitos Humanos e Segurança Pública pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Publicidade