A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para mudanças nas condições climáticas entre esta sexta-feira (8) e segunda-feira (11), devido à chegada de uma frente fria. Enquanto diversas regiões do estado terão queda acentuada de temperatura e até ressaca no litoral, o Oeste Paulista deve enfrentar tempo seco, baixa umidade do ar e risco elevado para incêndios em vegetação.
Na região prudentina, não há previsão de chuva para o período, e a umidade relativa do ar deve ficar próxima aos 30%, patamar que exige cuidados especiais com a saúde e atenção redobrada para evitar queimadas.
“A orientação é que a população evite qualquer atividade que possa provocar focos de fogo, como fogueiras, soltura de balões, descarte inadequado de bitucas de cigarro ou uso de queimadas”, reforça a Defesa Civil.
TEMPERATURAS PREVISTAS PARA PRESIDENTE PRUDENTE E REGIÃO
- Mínima: 9°C
- Máxima: 21°C
CENÁRIO NO RESTANTE DO ESTADO
Nas áreas mais elevadas, como Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, as mínimas podem chegar a 6°C, enquanto na capital paulista os termômetros devem marcar 8°C. No litoral, a frente fria provocará ressacas, e a Defesa Civil recomenda que embarcações de pequeno porte evitem navegar e que banhistas mantenham distância das áreas de arrebentação.
Já no Noroeste Paulista, abrangendo cidades como Araçatuba, São José do Rio Preto e Barretos, a previsão também é de tempo seco, sem chuvas e com altas temperaturas durante o dia, chegando a 25°C.