32.8 C
Adamantina
sexta-feira, 29 agosto, 2025

Equipe de TI da FAI inclui IA no atendimento automatizado via aplicativo de mensagens

Em uso desde o início de agosto, recurso facilita acesso a informações básicas da instituição

Desenvolvedor do assistente virtual, Laércio Ferreira, explica sobre a performance e a manutenção da ferramenta | Foto: Priscila Caldeira

A equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Centro Universitário de Adamantina (FAI) concluiu a integração de um serviço de Inteligência Artificial no atendimento automatizado de WhatsApp da instituição.

Em funcionamento desde o início de agosto, o recurso de comunicação similar ao Chat GPT permite acesso às informações básicas disponibilizadas no site institucional, tais como os cursos de graduação e pós-graduação ativos, vestibulares, concursos e processos seletivos.

- Publicidade -

“O serviço automatizado prestado pela ferramenta não se compara a um atendimento humano, entretanto, ela consegue esclarecer muitas dúvidas sobre a instituição e fornece diversos serviços, como emissão de boleto e consulta da vida escolar do aluno. Em breve, muitos outros serviços úteis à comunidade acadêmica serão disponibilizados, como consulta da situação financeira do aluno e a possibilidade de automatizar serviços para o aluno que hoje só são possíveis presencialmente, como por exemplo, acordos financeiros”, diz o membro da equipe de TI da FAI, auxiliar de computação Laércio Ferreira dos Reis Júnior.

Para as solicitações mais complexas, a ferramenta faz o encaminhamento do contato da secretaria do Câmpus I. Até o momento, esse recurso ainda não é capaz de identificar áudios, porém, essa implementação adicional já está em estudo.

“Temos planos de expandi-la para a central do aluno e a central docente. Nosso objetivo é torná-la útil, sem que perca a precisão”, conta.

O WhatsApp do atendimento automatizado é pelo número (18) 99758-9381.

“Este projeto foi iniciado pela equipe de TI da FAI no final do ano de 2024, e veio sendo melhorado ao longo dos últimos meses pelo auxiliar de computação Laércio, com a inclusão do recurso de IA. A ferramenta é aperfeiçoada com sua constante utilização, e para isso, contamos com a experiência de todos”, afirma o encarregado de TI, professor e coordenador dos cursos de TI da FAI, Prof. Dr. André Mendes Garcia.

Publicidade