30.3 C
Adamantina
sábado, 23 agosto, 2025

Lucélia deve ser contemplada com título de Município de Interesse Turístico

Cidade é uma das 70 do estado de São Paulo com projetos em tramitação na Assembleia Legislativa

Lucélia é uma das 70 cidades do estado de São Paulo que podem ser contempladas com o título de MIT (Município de Interesse Turístico). A iniciativa, que tramita na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), teve um importante avanço nesta terça-feira (19), quando os parlamentares aprovaram a urgência dos projetos de lei que concedem a distinção.

Assinados por 92 dos 94 deputados da Casa, os projetos buscam acelerar a tramitação e reforçar o caráter institucional da medida. O objetivo é fortalecer o turismo regional como vetor de desenvolvimento econômico e valorização das potencialidades locais. Para receber a classificação de MIT, o município deve atender a critérios técnicos, como possuir atrativos turísticos e infraestrutura básica de serviços, incluindo atendimento médico emergencial, hospedagem, alimentação e informação turística. Na microrregião, apenas Adamantina detém o título.

- Publicidade -

A IMPORTÂNCIA

Segundo a diretoria de Cultura e Turismo de Lucélia, o reconhecimento é aguardado com grande expectativa. “Lucélia vem pleiteando o MIT desde 2019. Receber o título seria uma grande conquista e a consolidação de todo o trabalho e empenho dos antecessores na diretoria de Turismo e do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Certamente poderíamos, como MIT, potencializar nossos projetos com maior reconhecimento e apoio financeiro, contribuindo para o desenvolvimento econômico do município”, afirmou a diretoria.

Sobre as ações implementadas para fomentar o turismo, destacam-se o funcionamento ativo do Comtur, a estruturação do Parque Natural Salto Botelho, melhorias na infraestrutura urbana, investimentos em saúde, cultura e incentivo ao empreendedorismo local. “Temos também hotéis para hospedagem, reformas e revitalizações, além de eventos culturais que movimentam a cidade”, acrescentou.

A diretoria de Turismo também destaca os esforços que fundamentam a conquista do MIT. “A estruturação e permanência do Comtur, a implementação de um Plano Diretor de Turismo, o desenvolvimento do Parque Natural Salto Botelho e grandes investimentos da gestão municipal em infraestrutura e desenvolvimento local são passos fundamentais para efetivar o título”, explicou.

Sobre a relevância do reconhecimento, a diretoria conclui: “Lucélia possui grandes potenciais turísticos. Nossa história e tradição refletem conquistas e resiliência do nosso povo. Tudo isso é resultado de muito trabalho, dedicação e amor de uma gestão e de uma sociedade civil comprometidas com o desenvolvimento do município”.

A equipe também ressaltou o papel do poder legislativo e da gestão pública municipal. “Destacamos o trabalho da gestão, dos antecessores e do Comtur, assim como o apoio do Legislativo para consolidar este importante passo para o turismo local”, finaliza.

Parque Natural Salto Botelho é um dos potenciais turísticos de Lucélia | Foto: PW2 Comunicação

POTENCIAIS TURÍSTICOS

Lucélia conta com diversos potenciais turísticos. Entre eles, o Parque Natural Salto Botelho; turismo religioso com a Igreja Matriz, maior da região, o Colégio Missionário Irmãs de São José Cluny e o Mosteiro da Divina Misericórdia; e turismo rural, com destaque para o Bairro União, pesqueiros e chácaras; além de eventos tradicionais do município.

SOBRE OS MITs

Os MITs são cidades com grande potencial turístico, que recebem apoio do estado para desenvolver projetos na área. O título serve para reconhecer e fomentar a aptidão turística que esses municípios possuem, incentivando investimentos, em parceria com o Executivo estadual, em infraestrutura e promoção das atrações.

Hoje, depois de 10 anos da criação do título, São Paulo conta com 144 MITs, entre elas, Adamantina.

Publicidade