
Lucélia deu um passo importante para se consolidar no mapa turístico do estado de São Paulo. Nesta quarta-feira (27), a cidade foi aprovada para receber o título de Município de Interesse Turístico (MIT), após a aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Agora, a medida segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.
Para conquistar a classificação de MIT, o município deve atender a critérios técnicos, incluindo a existência de atrativos turísticos e infraestrutura básica de serviços, como atendimento médico emergencial, hospedagem, alimentação e informações turísticas. Na microrregião, apenas Adamantina possuía até então o título.

Lucélia reúne diversos potenciais turísticos. Entre eles estão o Parque Natural Salto Botelho; o turismo religioso, com a Igreja Matriz — maior da região —, o Colégio Missionário Irmãs de São José Cluny e o Mosteiro da Divina Misericórdia; além do turismo rural, com destaque para o Bairro União, pesqueiros e chácaras, além de eventos tradicionais do município.
Em entrevista ao IMPACTO na última semana, a Diretoria de Cultura e Turismo local destacou a expectativa pelo reconhecimento. “Lucélia vem pleiteando o MIT desde 2019. Receber o título seria uma grande conquista e a consolidação de todo o trabalho e empenho dos antecessores na Diretoria de Turismo e do Comtur [Conselho Municipal de Turismo]. Certamente poderíamos, como MIT, potencializar nossos projetos com maior reconhecimento e apoio financeiro, contribuindo para o desenvolvimento econômico do município”, afirmou a Diretoria.
Sobre a importância do reconhecimento, a Diretoria reforçou: “Lucélia possui grandes potenciais turísticos. Nossa história e tradição refletem conquistas e resiliência do nosso povo. Tudo isso é resultado de muito trabalho, dedicação e amor de uma gestão e de uma sociedade civil comprometidas com o desenvolvimento do município”.
