
O maestro Valter Paulo Negrini está de volta à regência da Banda Marcial de Adamantina (Bamad) e da Orquestra de Viola Caipira. Ele venceu o processo licitatório promovido pela Prefeitura de Adamantina, que teve como resultado a assinatura do Contrato nº 117/2025, já publicado em Diário Oficial com início em 1º de agosto e validade inicial de 12 meses.
Negrini esteve à frente das duas formações musicais por mais de duas décadas, até ser desligado do cargo comissionado que ocupava em março deste ano. Desde então, as atividades da Bamad e da Orquestra de Viola Caipira, vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foram interrompidas, impactando diretamente a programação de ensaios e apresentações.
A primeira tentativa de licitação, aberta no fim de março, não avançou. Somente em 15 de julho a administração lançou novo edital, com julgamento das propostas realizado em 30 do mesmo mês. Duas propostas foram recebidas, sendo a de Valter Negrini declarada vencedora pelo pregoeiro.
A ausência do maestro gerou manifestações na comunidade, incluindo um protesto durante um evento público em junho. Com o retorno oficializado, cresce agora a expectativa pela retomada da rotina musical, tanto por parte do poder público quanto dos integrantes dos grupos e da população que acompanha os projetos culturais.
Ao vencer o Pregão Eletrônico nº 15/2025, o maestro atendeu a todos os requisitos exigidos pelo edital, consolidando seu retorno como prestador de serviço.