
A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) realizará nesta sexta-feira (22) uma audiência pública em Parapuã para discutir o Orçamento estadual de 2026. O encontro será às 18h, na Câmara Municipal, e é voltado para que a população local apresente suas principais demandas.
O evento faz parte de um ciclo de audiências promovidas pela CFOP (Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento), em que parlamentares visitam 30 cidades do Estado entre 7 de agosto e 10 de setembro para ouvir diretamente os cidadãos sobre suas prioridades.
“É um momento único para população, lideranças, prefeitos, vereadores e sociedade civil organizada discutirem o Orçamento do Estado de São Paulo. Cada cidade e região tem a sua particularidade. Então, ouvindo a população lá na ponta, conseguimos planejar e elaborar um orçamento melhor, mais bem distribuído e mais humano”, afirmou o deputado Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da CFOP.
Todo o material coletado durante as audiências será incorporado à LOA (Lei Orçamentária Anual), que estabelece a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. O documento detalha os investimentos em áreas essenciais, como Saúde, Educação e Segurança Pública.
“O morador precisa entender que as decisões tomadas no Palácio dos Bandeirantes impactam o dia a dia da sua cidade. Por isso, defendemos mais participação popular e maior controle social sobre o Orçamento”, disse Luiz Claudio Marcolino (PT), vice-presidente da CFOP.