
A partir desta quarta-feira (20), Adamantina e toda a região devem enfrentar um período de calor atípico para o inverno, conhecido como “veranico”. O fenômeno, caracterizado por tempo seco e quente, pode durar de três a cinco dias e elevar significativamente as temperaturas, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
De acordo com o portal Climatempo, em Adamantina, os termômetros devem marcar entre 22°C e 31°C na quarta-feira. Já na quinta-feira (21), a mínima prevista é de 20°C e a máxima pode chegar a 35°C. E na sexta-feira (22) e sábado (23), a temperatura deve subir ainda mais, atingindo 36°C.
O fenômeno é provocado por uma massa de ar seco associada a um bloqueio atmosférico, que favorece a entrada de ventos quentes vindos do Norte e Nordeste. Com isso, o tempo permanecerá aberto e ensolarado em todo o estado.

RISCO DE QUEIMADAS
A Defesa Civil alerta que a combinação de calor intenso, baixa umidade do ar e tempo seco aumenta o risco de queimadas, que podem se alastrar rapidamente, provocar danos ambientais e prejudicar a saúde da população.
A recomendação é evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo e nunca descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação ou margens de rodovias.
Em caso de incêndio, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).