
O 7º Concurso de Qualidade do Café Arábica da Nova Alta Paulista está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro para produtores da região. A iniciativa é promovida pelo Sebrae-SP, Aprup (Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu e Região), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Prefeitura de Pacaembu, Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) e Faesp/Senar.
Para participar, os interessados devem comparecer à Coamp (Cooperativa Agrícola Mista de Pacaembu), Casa da Agricultura ou à sede da Cafeeira Marchezi, em Osvaldo Cruz, preencher a ficha cadastral e entregar uma amostra de dois quilos de café referente a cada lote inscrito. A participação está condicionada ao cumprimento dos requisitos previstos no edital, disponível na Aprup. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3862-3300.
O concurso tem como objetivo valorizar a qualidade do café produzido na região e incentivar a adoção de práticas sustentáveis para a produção de cafés especiais. Neste ano, a disputa será dividida em duas categorias: Micro Lotes de Café Arábica, preparados por processo natural, e Nano Lotes de Café Arábica, também preparados por processo natural.
Os três primeiros colocados de cada categoria receberão vales-compras como premiação. A cerimônia de entrega será realizada no dia 26 de setembro, junto a uma programação de palestras voltadas aos produtores.
“O cultivo do Café Arábica na Nova Alta Paulista já está consolidado, sendo hoje um dos pilares da produção agrícola local. Estamos em busca da Indicação Geográfica (IG) que abrange 30 municípios. Atualmente, o processo encontra-se em análise pelo INPI”, destaca Guilherme Soares, consultor de negócios do Sebrae-SP.