31 C
Adamantina
quinta-feira, 25 setembro, 2025

FAI promove Semana de Informática 2025 com foco em Inteligência Artificial

Evento acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro, a partir das 19h30, no Campus II

Os cursos de Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário de Adamantina realizarão a 29ª Semana de Informática nos dias 6 e 7 do próximo mês. O evento acontecerá no período noturno, a partir das 19h30, e terá como palco o Auditório Miguel Reale, localizado no Bloco I do Campus II da FAI. Neste ano, o foco das discussões será o impacto e as aplicações da Inteligência Artificial (IA) no mercado de tecnologia e em diversas outras áreas do cotidiano.

Segundo o coordenador dos cursos, Prof. Dr. André Mendes Garcia, o objetivo é formar profissionais mais preparados, críticos e conectados com as demandas atuais. “Buscamos fortalecer tanto o aprendizado acadêmico quanto a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho e na sociedade”, afirma.

- Publicidade -

A programação terá início na segunda-feira, 6, com a palestra “Inteligência Artificial no desenvolvimento de software”, das 19h30 às 21h. O tema abordará como a IA está revolucionando o ciclo de vida dos softwares, da concepção à entrega final, e como sua integração pode gerar ganhos de produtividade, qualidade e agilidade. A apresentação será conduzida por Marcos Jônatan Suriani, egresso da FAI, Engenheiro de Software na ClassPass (EUA) e proprietário da Suriani Tecnologia.

No dia seguinte, 7 de outubro, o evento continua e encerra com a palestra “Utilização e Desafios da Inteligência Artificial”, também das 19h30 às 21h. A apresentação discutirá as diversas aplicações da IA no cotidiano e no mercado, além de abordar seus principais desafios e limitações. O tema será conduzido por Cássio Tamogami, que atua no Ministério Público de São Paulo com foco na integração de soluções de IA às práticas profissionais.

“A escolha destes assuntos evidencia uma responsabilidade ética e social da FAI, que incentiva os alunos à reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, principalmente Inteligência Artificial, abordando questões éticas, impacto social, viés algorítmico e sustentabilidade tecnológica”, ressalta o coordenador.

Publicidade