
O Grupo de Apoio a Cuidadores de Idosos com Demência realiza nesta quarta-feira (24), a partir das 19h, no campus II da FAI, mais um encontro mensal. A edição deste mês terá como tema o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio.
Segundo o professor doutor Alessandro Ferrari Jacinto, coordenador da iniciativa, abordar a temática é fundamental, já que cuidadores de idosos com demência apresentam índices mais elevados de depressão, ansiedade e sobrecarga, o que os coloca em uma população de risco para o suicídio.
O médico reforça que o suicídio é considerado um problema de saúde pública, pois a incidência cresce de forma preocupante em todo o mundo. “Frente a este cenário, as equipes de saúde devem estar atentas aos indivíduos que apresentam fatores de risco, desenvolvendo estratégias para combater essa situação tão terrível e triste”, explica.
Ele acrescenta que o tema ainda é tratado como tabu na sociedade, muitas vezes por questões religiosas ou por estigmas que classificam pessoas em sofrimento como moralmente frágeis. “Daí a importância de campanhas públicas que promovam informação e acolhimento”, afirma.
Jacinto destaca ainda a relevância do grupo em Adamantina. “Um grupo como este é algo raro no país. Devemos prestigiá-lo cada vez mais. Convido todos, mesmo que não sejam cuidadores, a conhecer nosso trabalho. Além das informações de profissionais da área do envelhecimento, há muita troca afetiva entre os participantes.”
O Grupo de Apoio a Cuidadores de Idosos com Demência se reúne sempre na última quarta-feira de cada mês, no campus II da FAI.