
O Museu e Arquivo Histórico “Setsu Onishi”, em Adamantina, recebe até o fim deste mês a exposição fotográfica “Jardim Brasil: dos trilhos para cá”. A mostra reúne registros produzidos por adolescentes participantes do projeto Lentes do Amanhã, idealizado em 2023 pela fotógrafa, jornalista e socióloga Estela Mendes.
Ao todo, dez jovens de 13 a 16 anos participaram de um curso de fotografia ministrado pela profissional durante três meses, resultando nas imagens que compõem a exposição. As fotografias retratam o cotidiano, os moradores e a cultura do Jardim Brasil, um dos bairros mais antigos de Adamantina.
Segundo Estela, a proposta vai além do aspecto artístico. “O bairro nem sempre é compreendido enquanto um espaço periférico, à margem da sociedade adamantinense, e por isso é alvo de inúmeras formas de preconceitos. Levar imagens desse território para o museu é uma forma de valorizar e colocar o Jardim Brasil em pauta”, afirma.

A fotógrafa ressalta que a exposição também provoca reflexões sociais. “A desigualdade social e o racismo são assuntos que estudo há alguns anos. Em Adamantina, a divisão geográfica revela também a divisão social, e isso sempre chamou minha atenção. Quis fazer algo que fosse além da fotografia, abordando questões sociais do município”, completa.
SERVIÇO
A exposição pode ser visitada até o final do mês no Museu e Arquivo Histórico “Setsu Onishi”, localizado na Alameda Ihity Endo, 70, Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros. O espaço abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
