
Com o objetivo de ampliar a interligação entre cidades e melhorar o escoamento das produções agrícolas, prefeitos da região protocolaram, no último dia 27, projetos de pavimentação de estradas rurais no DER (Departamento de Estradas de Rodagem). O destaque é a solicitação para pavimentar a estrada que liga Lucélia a Inúbia Paulista.
O pedido, atualmente em análise e ainda pendente de aprovação pelo Governo do Estado, prevê a pavimentação de aproximadamente 7 quilômetros, criando uma rota alternativa à SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), hoje a única ligação asfaltada entre os dois municípios.
A prefeita de Lucélia, Tati Guilhermino, e o prefeito de Inúbia Paulista, Fernando Rosi, formalizaram a demanda durante reunião com o superintendente do DER, coronel Sérgio Codelo, ocasião em que também foi protocolado o projeto de pavimentação da ligação entre Sagres e Pracinha.

SAGRES E PRACINHA
Segundo o prefeito de Pracinha, Laércio Biasi, foram discutidos ajustes técnicos e definidos os próximos passos para acelerar a execução da obra. Ele destacou que a pavimentação é uma demanda antiga da população e que a melhoria terá impacto direto na segurança, mobilidade e no desenvolvimento econômico da região.
O prefeito de Sagres, Beto Pires, também acompanhou o encontro.

SALMOURÃO E LUCÉLIA
A prefeita de Salmourão, Sônia Gabau, também protocolou no DER um ofício solicitando a continuidade da análise do projeto de pavimentação da Estrada Municipal Johann Viktor Baumgartner, que liga Salmourão a Lucélia, em um trecho de 7,8 km.
O andamento do projeto havia sido paralisado após denúncia de um vereador ao Ministério Público, o que comprometeu meses de trabalho da administração municipal. Uma decisão judicial, no entanto, confirmou que não há impedimento legal para a análise do projeto nem para a assinatura do convênio entre município e Estado, liberando a tramitação.
A obra é considerada fundamental para a segurança viária, o escoamento da produção agrícola e a integração regional.
Em declaração, Sônia Gabau ressaltou: “Mesmo diante de obstáculos e tentativas de prejudicar o andamento do projeto, nosso compromisso com a população segue firme. Continuaremos trabalhando incansavelmente para que esta obra, tão importante para Salmourão, finalmente se torne realidade.”