
A ExpoVerde 2025 contará com uma programação especial voltada à causa animal. A ação é resultado de uma iniciativa conjunta que surgiu a partir da juíza Ruth Duarte Menegatti, que sugeriu a participação da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na divulgação do projeto Patas e Pneus — que transforma pneus em camas para pets — e na venda de camisetas para custear despesas com animais resgatados no município.
O convite foi ampliado ao médico veterinário Felipe Soares, que propôs a participação das Protetoras Independentes de Adamantina, responsáveis por organizar a exposição de cães resgatados e disponíveis para adoção presencial. Já os gatos poderão ser adotados por meio de um catálogo, respeitando o bem-estar dos felinos que não se adaptam bem a ambientes movimentados.
Segundo os organizadores, o objetivo central da iniciativa é conscientizar sobre maus-tratos, incentivar a adoção, orientar sobre castração e destacar os deveres e cuidados de tutores com a saúde dos pets. Para isso, serão distribuídas cartilhas educativas e divulgadas informações sobre o projeto Patas e Pneus.
A ação é fruto da união entre o Poder Judiciário, a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB, o Dr. Felipe Soares, as Protetoras Independentes de Adamantina e a Prefeitura, que cedeu o espaço para a realização das atividades.
A comunidade poderá se envolver de diversas formas: participando das orientações, conhecendo os projetos, adotando um animal ou colaborando com a causa animal.
A programação acontece na manhã desta quinta-feira (4), e no sábado (6) e domingo (7), das 11h às 17h, junto aos estandes da ExpoVerde 2025.