Equipes da Rumo Logística, responsável pelas obras de reativação do ramal ferroviário Bauru–Panorama, intensificaram nas últimas semanas visitas aos municípios da microrregião de Adamantina. Durante as vistorias, técnicos realizaram medições e identificaram construções dentro da faixa de domínio da ferrovia.
Segundo informações do jornal O Imparcial, todos os ocupantes foram notificados por meio de comunicações extrajudiciais sobre a irregularidade das edificações e orientados a se adequarem. A empresa informou que dará início em breve às manutenções necessárias para a reabertura da linha férrea. “O trabalho de notificação segue em andamento em todo o trecho contemplado pelo projeto”, destacou a concessionária.

OBRAS ATÉ 2028
O ramal atravessa 11 cidades do oeste paulista, incluindo Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Lucélia, Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena, Ouro Verde e Panorama. As obras começaram em junho de 2024 e têm previsão de conclusão até 2028, conforme contrato firmado com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
O projeto foi dividido em três etapas: limpeza da vegetação, recuperação da infraestrutura (com correções de erosões e ajustes em cortes e aterros) e recuperação da superestrutura, que inclui a substituição de dormentes, trilhos e lastro de brita, além da instalação de grades em pontos que sofreram vandalismo.
LICENÇA AMBIENTAL
Já o portal Giro Marília destacou que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) renovou a licença ambiental que autoriza a Rumo Malha Paulista a reativar o ramal ferroviário entre Tupã e Panorama.
O trecho, de 169 quilômetros, faz parte da ligação com Bauru e inclui ainda 12 cidades: Iacri, Parapuã, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Lucélia, Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena e Ouro Verde.
A licença terá validade de cinco anos, quando o órgão ambiental fará nova análise sobre as condições do ramal até Panorama.