
A Santa Casa de Adamantina, administrada pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, anunciou nesta quinta-feira (4) que foi oficialmente credenciada para oferecer oito vagas em residência médica na área de clínica médica. Serão quatro vagas para o primeiro ano (R1) e quatro para o segundo ano (R2).
“Em 2018, quando assumimos o hospital, não imaginávamos chegar tão longe em tão pouco tempo”, destacou Renato Sobral, diretor administrativo da instituição.
A coordenadora da Comissão de Residência Médica, Dra. Glaucia Crepaldi, ressaltou a importância do comunicado oficial da Comissão Nacional de Residência Médica, do MEC (Ministério da Educação), divulgado na quarta-feira (3). “Recebemos uma grande notícia para a Santa Casa, para os que aqui trabalham e para quem precisa de cuidados de saúde da região”, afirmou, em vídeo.
Com a autorização, o hospital poderá iniciar o programa de residência médica em março de 2026, permitindo que médicos desenvolvam sua formação prática e teórica em clínica médica. A residência é uma modalidade de pós-graduação regulamentada pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, funcionando em regime de treinamento em serviço, com dedicação exclusiva e carga horária intensa.
Durante o programa, os residentes atuarão sob supervisão de profissionais experientes, em hospitais credenciados, enfrentando situações de emergência e rotinas hospitalares, consolidando conhecimentos teóricos e habilidades práticas.
O credenciamento também traz reflexos imediatos para o hospital, ampliando seu corpo clínico. Inicialmente, serão disponibilizadas quatro vagas, com outras quatro a partir de 2027, totalizando oito oportunidades.
Para alcançar a aprovação, a Santa Casa passou por uma avaliação rigorosa da Comissão Nacional de Residência Médica, que inspecionou estrutura, equipamentos e demais recursos do hospital. O relatório final respaldou a decisão do órgão nacional.
“Gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram com esse projeto, aos colaboradores do hospital. Estamos em festa com essa nova missão, pois, além de cuidar, vamos formar profissionais especializados na Santa Casa de Adamantina. Uma missão e uma responsabilidade muito grande. Tenho certeza que toda a equipe do hospital está preparada e temos um longo caminho no sentido de formar e melhorar a saúde de Adamantina e região”, concluiu Sobral.