23.3 C
Adamantina
domingo, 5 outubro, 2025

3ª Ecotrilha da EMEF Carlos Bueno acontece na próxima quarta, em Lucélia

Evento terá como foco a inclusão e o contato com a natureza

Atividade deve reunir 240 alunos do 1º ao 5º ano da EMEF Carlos Bueno | Foto: Thayza Oliveira

Em uma iniciativa que une educação, esporte, inclusão e respeito ao meio ambiente, o curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina e a EMEF Carlos Bueno, de Lucélia, que integra as escolas Unificadas das Olimpíadas Especiais Brasil, promovem a 3ª edição da Ecotrilha. O evento, que acontece no dia 8, busca proporcionar uma manhã de aprendizado, diversão e interação em meio à natureza.

“É um prazer enorme, junto com a FAI, pelo terceiro ano consecutivo a gente estar realizando a Ecotrilha com os nossos alunos aqui em comemoração com o Dia das Crianças”, afirma a professora de Educação Física e idealizadora da trilha, Tatiana Liodorio.

- Publicidade -
Atividade deve reunir 240 alunos do 1º ao 5º ano da EMEF Carlos Bueno | Foto: Thayza Oliveira

Neste ano, a Ecotrilha também conta com a parceria da CAMDA, onde serão realizadas as atividades junto ao Clube de Campo da cooperativa. A programação está prevista para acontecer das 8h às 13h. “Assim como os outros lugares, o Clube Camda também é um lugar muito bonito e tem paisagens lindas que eu tenho certeza que os alunos vão amar”, complementa Tatiana.

“Para a Camda, é uma grande satisfação apoiar iniciativas que promovem a inclusão, a educação ambiental e a integração entre os jovens. Acreditamos que ações como essa reforçam valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais consciente e solidária”, apontou Waldomiro Teixeira de Carvalho Junior, diretor presidente da Camda.

Atividade deve reunir 240 alunos do 1º ao 5º ano da EMEF Carlos Bueno | Foto: Thayza Oliveira

O público principal do evento são os 240 alunos do 1º ao 5º ano da EMEF Carlos Bueno, que estarão acompanhados por toda a equipe escolar, composta por 45 profissionais. O projeto ganha um brilho especial com a participação de cerca de 30 atendidos pelas APAEs de Adamantina e Lucélia, reforçando o compromisso do evento com a inclusão e o respeito mútuo.

Além de estimular a prática de atividades físicas ao ar livre e o contato direto com a natureza, a iniciativa visa promover a cooperação e a interação entre todos os participantes. “É uma oportunidade de impulsionar a abertura para momentos de respeito mútuo e de verdadeira inclusão, unindo crianças, educadores e a comunidade em um ambiente saudável e acolhedor”, destaca a coordenadora do curso de Educação Física, Profa. Dra. Gabriela Gallucci Toloi.

A parceria da EMEF Carlos Bueno com a FAI já acontece desde 2023 pelo programa de extensão e é um dos pilares do sucesso da Ecotrilha. Ao todo, cerca de 20 estagiários do curso de Educação Física atuarão como monitores nas estações recreativas e no direcionamento da trilha. Essa vivência une o ensino à extensão universitária, o que proporciona aos futuros profissionais uma valiosa experiência prática na organização e dinamização de práticas esportivas e recreacionais.

Atividade deve reunir 240 alunos do 1º ao 5º ano da EMEF Carlos Bueno | Foto: Thayza Oliveira

 

Publicidade