27.9 C
Adamantina
domingo, 26 outubro, 2025

Adamantina firma convênio da Atividade Delegada com o Corpo de Bombeiros

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado permitirá atuação especial de militares em serviços como poda urbana e condução de veículos de emergência; solenidade também homenageou bombeiros com láureas de mérito pessoal

Na manhã desta sexta-feira (24), foi realizada a solenidade de Valorização do Policial Militar pelo 3º Subgrupamento de Bombeiros do 14º Grupamento de Bombeiros, que compreende o município de Adamantina.

A solenidade teve como objetivo homenagear e reconhecer os bons serviços prestados pelos profissionais do subgrupamento, com a entrega de láureas de mérito pessoal aos bombeiros que se destacaram em suas funções. Receberam a honraria bombeiros de Adamantina, Dracena e Osvaldo Cruz.

- Publicidade -

A condecoração é dividida em cinco graus, que podem ser conquistados ao longo da carreira policial militar — iniciando pelo quinto grau e tendo o primeiro grau como o mais alto a ser alcançado.

LÁUREA DE MÉRITO PESSOAL – 3º GRAU

  • Cabo PM Maurício Costabile, da Estação de Bombeiros de Adamantina: atuou em ocorrência de desengasgamento de uma bebê de 17 dias de vida.
  • Soldado PM Nascimento: atuou em ocorrência de desengasgamento de um bebê de 25 dias de vida.

LÁUREA DE MÉRITO PESSOAL – 2º GRAU

  • Sargento PM Vanderlei Galdino de Oliveira, da Estação de Bombeiros de Adamantina: atuou em ocorrência de desabamento na cidade de Parapuã.
  • Cabo PM Amaral, da Estação de Bombeiros de Osvaldo Cruz: atuou em ocorrência de desengasgamento de bebê.
  • Soldado PM Raimundo, da Estação de Bombeiros de Osvaldo Cruz: atuou em ocorrência de acidente de trânsito em rodovia, em que a vítima sofreu parada cardiorrespiratória.

CERTIFICADOS DE AGRADECIMENTO

Durante a solenidade, também foram entregues certificados de agradecimento aos militares que prestaram apoio nas ocorrências atendidas e suporte logístico:

  • Sargento PM Leonardo Pereira Souto
  • Cabo PM Rafael Eduardo Revolta de Amaral
  • Soldado PM Natanael Matheus de Campos Júnior
Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

Receberam ainda certificados os secretários municipais, a coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil, Flávia Duarte, o coordenador da Brigada Municipal, Alexandre Caldeira Michelutti, o motorista da UTI Móvel, Alexandre Marcelja, e a jornalista da Prefeitura, Natacha Dominato.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

ASSINATURA DO CONVÊNIO DA ATIVIDADE DELEGADA

Durante o evento, foi realizada a assinatura do convênio da Atividade Delegada.

A partir de agora, será possível empregar militares do Estado, fardados e munidos de equipamentos de proteção individual, em escala especial e em locais a serem especificados, para:

  • Realização da poda da arborização urbana, conforme o artigo 21 da Lei Municipal nº 3.286, de 27 de dezembro de 2007;
  • Atuação como rádio-operador e condutor de veículos de emergência, conforme a Portaria GM nº 2.048, de 5 de novembro de 2002, capítulo IV, que trata do atendimento pré-hospitalar.

Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal de Adamantina, Éder Ruete, parabenizou os profissionais que se destacaram no cumprimento da missão.

O prefeito José Carlos Tiveron destacou a atualização do valor da atividade delegada neste ano. “Agora damos mais um passo importante, firmando este convênio da Atividade Delegada dos Bombeiros, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo — um marco que fortalece o atendimento à população e amplia a presença dos bombeiros nas ações de prevenção, segurança e proteção da vida”, afirmou.

O comandante do 14º Grupamento de Bombeiros, Major PM Cláudio Aranda Selvério, parabenizou todos os profissionais e agradeceu a parceria com a Prefeitura de Adamantina.

“Obrigado por este momento de partilhar a assinatura da atividade delegada. O munícipe será beneficiado com o resultado desse trabalho. Agradeço aos nossos veteranos que estiveram aqui e ao efetivo da Defesa Civil, que tem feito a diferença em grandes cenários. No ano passado, tivemos um grande número de ocorrências e a Defesa Civil foi fundamental. Este ano, mesmo com situações menores, o volume de ocorrências foi maior, seja por fogo ou chuva. Agradeço ainda aos secretários e familiares, porque esta solenidade é uma celebração da nossa vida — e os familiares compartilham esse serviço conosco”, finalizou.

Publicidade