
O último trimestre de 2025 começa com expectativas de aquecimento das vendas no comércio de Adamantina, segundo o Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista). A reta final do ano concentra três datas estratégicas para o setor: o Dia das Crianças (já na próxima semana), a Black Friday (28 de novembro) e o Natal, quando as lojas funcionam em horário estendido por cerca de 15 dias.
De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados na segunda-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o comércio da cidade manteve relativa estabilidade em 2025, registrando apenas a perda de um posto de trabalho formal. Porém, os meses de julho e agosto registraram mais contratações do que demissões. Atualmente, os setores do comércio e serviços somam 7.827 trabalhadores com carteira assinada em Adamantina.
No cenário nacional, a confiança do comércio também apresentou melhora. Segundo levantamento do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), o índice avançou 1,6 ponto em setembro, chegando a 84,7 pontos, após duas quedas consecutivas.
Apesar desse avanço, o estudo alerta que fatores como juros elevados e alto endividamento das famílias ainda restringem o consumo. “O momento favorável, com baixo desemprego e renda familiar em alta, não se traduz totalmente em otimismo para o setor, pois essas variáveis impactam negativamente as expectativas para os últimos meses de 2025”, aponta a nota do Ibre/FGV.
Para o presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista, Sérgio Vanderlei, mesmo diante de um cenário desafiador, o comerciante deve apostar na potencialização das vendas. “Sabemos que ainda existem desafios, como os juros altos e o endividamento das famílias, mas a tradição dessas datas acaba estimulando o consumo. O comerciante precisa estar atento, inovar e aproveitar esse período para fidelizar clientes.”
DIA DAS CRIANÇAS
Com este objetivo de estimular as vendas, o Sincomercio definiu horário especial de funcionamento para a próxima semana. Na sexta-feira (10), as lojas estarão abertas das 9h às 22h. Já no sábado (11), o atendimento será das 9h às 16h.
A expectativa é de maior movimento nas lojas e aumento da procura por presentes, reforçando a relevância da data para o setor.
“Sabemos que o Dia das Crianças é uma data muito importante, em que o fluxo de consumidores cresce consideravelmente. Os lojistas podem aproveitar esse momento para investir em ações, promoções e decorações que atraiam o olhar das crianças e tornem a experiência de compra mais agradável para toda a família”, destacou Vanderlei.
No domingo (12), o comércio estará fechado. Já os supermercados poderão funcionar normalmente, respeitando a carga horária de seis horas por trabalhador.

DEMAIS DATAS
Os horários de funcionamento do comércio para a Black Friday e para o Natal serão definidos em conjunto pelo Sincomercio e o Sincomerciários (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Tupã e Região), por meio da CCT 2025/2026 (Convenção Coletiva de Trabalho).