
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de chuva generalizada para todo o território paulista entre esta sexta-feira (31) e o domingo (2), com risco de temporais e acumulados elevados em várias regiões, incluindo Adamantina e o Oeste Paulista, sob abrangência da região de Presidente Prudente.
De acordo com o órgão, a instabilidade é provocada pela lenta progressão de uma frente fria, que deve trazer chuva a qualquer hora do dia e temporais mais intensos entre a tarde e a noite. Mesmo com o afastamento da frente fria no domingo, a formação de um corredor de umidade vinda da Amazônia deve manter o tempo instável, com pancadas de chuva frequentes, descargas elétricas e rajadas de vento.
ACUMULADOS PREOCUPAM NO OESTE PAULISTA
A Defesa Civil classificou os acumulados previstos entre sexta e domingo como altos para as regiões de Presidente Prudente e Marília, e muito altos para Araçatuba e São José do Rio Preto. Nessas áreas, os volumes de chuva podem ser significativos, com possibilidade de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos em pontos vulneráveis.
O órgão recomenda atenção redobrada da população, especialmente em locais próximos a encostas, córregos e áreas de risco. Em caso de emergência, os contatos são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Para receber os alertas oficiais por SMS, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP da localidade.
PREVISÃO PARA ADAMANTINA
Segundo o Portal Climatempo, o sábado (1º) deve ser chuvoso durante a manhã e à noite, com aberturas de sol à tarde, mas ainda sujeito a pancadas de chuva. Já no domingo, há previsão de chuva forte pela manhã, com melhoras temporárias à tarde, seguidas por novos períodos de instabilidade até a noite.
A Defesa Civil reforça que o fim de semana será de tempo instável em toda a região de Adamantina e Presidente Prudente, e orienta a população a evitar áreas alagadas, abrigar-se durante tempestades e não se aproximar de cabos elétricos rompidos ou árvores danificadas.








