31.5 C
Adamantina
quarta-feira, 15 outubro, 2025

Mariápolis é destaque em premiação do Tribunal de Contas de São Paulo pelos 10 anos do IEG-M

Município está entre os 25 do Estado reconhecidos por boas práticas de gestão pública; cerimônia contou com presença do governador Tarcísio de Freitas

Mariápolis recebe reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo | Foto: Divulgação/TCESP

O TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) realizou na segunda-feira (13) a cerimônia em comemoração aos 10 anos do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), em evento que reuniu conselheiros, prefeitos, vice-prefeitos e representantes do Legislativo de todo o Estado.

Na ocasião, o TCESP homenageou 25 municípios paulistas que se destacaram na nova edição do indicador — entre eles, Mariápolis, reconhecida por suas boas práticas administrativas e comprometimento com a gestão pública eficiente. O prefeito Ricardo Watanabe recebeu o certificado das mãos da presidente do Tribunal, Cristiana de Castro Moraes, do conselheiro Sidney Beraldo e do governador Tarcísio de Freitas, sendo o único representante da microrregião de Adamantina a figurar na lista.

- Publicidade -

“De 645 municípios, Mariápolis foi um dos 25 premiados pelo Tribunal de Contas pelas boas práticas que vêm sendo aplicadas para atender à população. Sem o trabalho conjunto com o secretariado e, principalmente, com os servidores, não teríamos atingido essa meta”, destacou o prefeito em publicação nas redes sociais.

Além do reconhecimento, o evento destacou o IEG-M 2025 que utiliza dados de 2024 para avaliar o desempenho das prefeituras em sete áreas: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, segurança (Defesa Civil) e tecnologia da informação.

Segundo a conselheira-presidente Cristiana de Castro Moraes, o índice é “um instrumento pedagógico que une fiscalização e orientação em prol da sociedade”. O governador Tarcísio de Freitas também ressaltou a importância do indicador: “Reconhecer boas práticas é uma forma de perpetuá-las, fazendo com que outras administrações sigam exemplos de sucesso. É um marco no aprimoramento da gestão pública municipal.”

Desde sua criação, em 2015, o IEG-M se consolidou como uma das principais ferramentas de avaliação do desempenho das administrações municipais paulistas. Todos os levantamentos estão disponíveis no site do Tribunal de Contas do Estado (https://go.tce.sp.gov.br/iykr05).

Publicidade