
O padre Paulo Joaquim de Souza, conhecido como padre Quinzinho, deixará a comunidade católica de São Francisco de Assis, em Adamantina, após sete anos de atuação. A mudança faz parte do programa anual de transferências do clero da Diocese de Marília e foi oficializada nesta terça-feira (14), por meio da Circular nº 08/2025, assinada pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Cipolini.
Com 62 anos, padre Quinzinho foi o primeiro pároco da Paróquia São Francisco de Assis, instalada em maio de 2019, no bairro Jardim Adamantina. Sua trajetória na comunidade, no entanto, começou antes — em janeiro de 2018 — com a criação da então pró-paróquia São Francisco de Assis, que mais tarde se tornaria paróquia.
A partir de 2026, o religioso assumirá uma nova missão na Paróquia Senhor Bom Jesus, no município de Arco-Íris, região de Tupã. Para sucedê-lo em Adamantina, a Diocese designou o padre José Ferreira Domingos, de 57 anos, também transferido dentro do mesmo programa pastoral.

As mudanças deverão ser efetivadas no início do próximo ano, período em que ocorrerão os trâmites administrativos e as celebrações de despedida e acolhida dos novos párocos.
Na circular, Dom Luiz Antônio Cipolini expressou gratidão aos padres e diáconos que aceitaram novas missões na Diocese. “Expresso o meu agradecimento aos padres, diáconos e seminarista que prontamente acolheram o pedido da Igreja para assumirem uma nova missão em nossa Diocese, e peço a todo o povo de Deus que reze por eles e os acolha carinhosamente na nova missão”, destacou o bispo.
O documento também remete à mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões de 2025, reforçando o chamado à evangelização e à esperança. “Sintamo-nos nós também inspirados a pormo-nos a caminho, seguindo os passos do Senhor Jesus, para nos tornarmos, com Ele e n’Ele, sinais e mensageiros de esperança para todos, em qualquer lugar e circunstância que Deus nos concede viver”, cita o texto.