
Temas relevantes à área tecnológica e ao desenvolvimento regional pautaram os encontros realizados pela presidente do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), engenheira Lígia Mackey, durante visita à Nova Alta Paulista nesta semana.
Na quarta-feira (22), a dirigente esteve em Dracena, onde participou de reuniões com profissionais e estudantes de engenharia em unidades de ensino, como a Unesp, e também na Aeard (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agronomos da Região de Dracena). Já nesta quinta-feira (23), o ‘Café com a Presidente’ reuniu engenheiros, agrônomos e representantes da sociedade na sede da Aeaanap (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista), em Adamantina.
O foco das visitas, segundo Lígia, é aproximar o Conselho dos profissionais, promovendo uma gestão mais participativa e transparente. “O Crea-SP fiscaliza para valorizar o profissional e garantir a segurança da população. Quando atuamos, não estamos apenas protegendo o espaço de trabalho dos engenheiros, mas, principalmente, zelando pela integridade das obras e serviços que impactam o dia a dia das pessoas”, destacou.

Entre as ações de fiscalização realizadas recentemente, a presidente citou a força-tarefa executada entre julho e agosto na região de Adamantina, que inspecionou unidades armazenadoras de grãos (silos) e aterros sanitários, verificando a presença de responsáveis técnicos devidamente habilitados e registrados no Conselho.
Durante o encontro, Lígia apresentou também as iniciativas e programas disponíveis aos profissionais, como o Crea-SP Capacita, Rede CreaLab Coworking, Programa Anuidade Zero, Clube de Vantagens, emissão de ART e CAT, convênios com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além das ações da Mútua-SP (Caixa de Assistência dos Profissionais do Conselho).
“Esses encontros também são momentos para ouvir demandas e esclarecer dúvidas sobre temas como o salário mínimo profissional, a formação acadêmica e o futuro da engenharia”, completou.
A iniciativa integra o programa ‘Café com a Presidente’, criado para ampliar o diálogo entre o Crea-SP e os profissionais da área tecnológica em todas as regiões do Estado.










