30.1 C
Adamantina
quinta-feira, 4 dezembro, 2025

O jogo da vida

Saber viver bem em toda e qualquer situação, é uma arte que pode ser dominada.

Quando, num jogo de baralho qualquer, você receber as piores cartas, não poderá devolvê-las. A única atitude é aceitá-las, boas ou más, e sem se lamentar, tratar de jogar da melhor forma que puder, mostrando-se corajoso e confiante e poderá até sair muito bem.

Assim acontece com a vida, quando recebemos de Deus o “papel” que devemos desempenhar, na nossa existência terrena, enfrentando os acontecimentos favoráveis ou adversos.

- Publicidade -

Os acontecimentos atuais talvez não sejam do nosso agrado e podemos estar nos sentindo
desencorajados. Não é hora de desanimar. É o momento da entrega nas mãos de Deus. Se Ele nos desejar em outro lugar, certamente nos conduzirá até lá.

Talvez Ele deseje que nós fiquemos onde estamos, então nos auxiliará acertando os problemas e dando oportunidades compensadoras. Para uma vida plena, é preciso dominar a grande arte de fazer o melhor possível com o que tiver à mão sem lamentações inúteis.

Se sua vida estiver se tornando difícil ou desanimadora, sem interesse. Se você achar que está recuando em maré vazante, numa carência absoluta de estímulos, talvez seja por sua própria culpa. Você pode não estar retirando entusiasmo e estímulo do fato de viver. É preciso restaurar o deleite de viver, entregando a sua vida e seus problemas nas mãos de Deus, e todas as experiências relativas a viver voltarão a ser maravilhosas, num alto nível de entusiasmo e interesse.

As vezes a pessoa suporta uma sucessão de golpes cruéis, perda de um ente querido, desapontamentos com problemas familiares, mau tratamento de uma espécie ou outra. Tais como podem estremecer, derrubar (ou… reforçar) os suportes de fé que são alicerces da vida.

Saber viver bem em toda e qualquer situação, é uma arte que pode ser dominada: – Todos nós conhecemos pessoas que se tornaram vencedoras na vida, enfrentando dificuldades imensas e aperfeiçoando-se através delas. Veja por exemplo: – Roosevelt, um grande presidente dos Estados Unidos, era paraplégico. Cervantes escreveu Dom Quixote numa prisão em Madrid, Divina Comédia foi escrita por Dante no seu longo exílio e continuou a escrever mesmo depois que recebeu a sentença de morte!

Os acontecimentos adversos podem ser nossos aliados. Tudo parece tristeza ou infelicidade não passa de temperos que dão sabor especial às almas fortes.

Deus jamais dá coisas desnecessárias aos homens. As dificuldades que surgem diante de nós são oportunidades que Ele nos dá para, através delas, extraímos do nosso interior muito mais inteligência, muito mais força e muito mais amor.

E-mail: [email protected]

Publicidade