27.4 C
Adamantina
segunda-feira, 17 novembro, 2025

Semana começa com chuva em Adamantina e alerta para temporais em todo o Estado

Frente fria provoca instabilidade e possibilidade de ventos acima de 70 km/h

Tempo instável na manhã desta segunda-feira (17), em Adamantina | Foto: João Vinícius Faustino/IMPACTO

A semana começou com tempo instável em Adamantina. De acordo com o portal Climatempo, esta segunda-feira (17) será marcada por céu nublado e chuva forte ao longo do dia. À noite, a chuva diminui de intensidade, mas não cessa. A temperatura máxima prevista é de 32°C, com acumulado estimado de 21,2 mm.

Para terça-feira (18), a previsão indica máxima de 27°C e acumulado de 1,9 mm. O dia terá sol com pancadas de chuva pela manhã, muitas nuvens à tarde e tempo firme no período da noite.

- Publicidade -

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que, até terça-feira, a passagem de uma frente fria cria condições favoráveis para chuva forte, descargas elétricas, ventos que podem superar os 70 km/h e possibilidade de granizo isolado em diversas regiões paulistas.

Nesta segunda-feira, todas as regiões do Estado ficam sujeitas a pancadas intensas de chuva com o avanço do sistema para o Sudeste. Na terça, a atenção continua, com previsão de nebulosidade variável e possibilidade de novos temporais.

As áreas com maior potencial de acumulados são:
• Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira;
• Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas e Itapeva;
• Baixada Santista;
• Região Metropolitana de São Paulo, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília;
• Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.

Embora os modelos meteorológicos não indiquem volumes extremamente elevados na maior parte do Estado, há risco de tempestades severas, com possibilidade de alagamentos, deslizamentos, destelhamentos e queda de árvores. No litoral, pode ocorrer agitação marítima e ressaca.

A partir de quarta-feira (19), a frente fria se afasta, permitindo o retorno gradual de condições mais estáveis. A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar alertas oficiais e adotar medidas preventivas diante do quadro de instabilidade.

Publicidade