
Adamantina é campeã no Prêmio Band Cidades Excelentes. A primeira colocação foi conquistada no eixo “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”, na categoria destinada a municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes, com 95,03 pontos.
A premiação inédita veio após a cidade obter o primeiro lugar no estado de São Paulo e, na sequência, alcançar também a primeira colocação na etapa nacional do prêmio.
De acordo com o site do Prêmio Band Cidades Excelentes, a avaliação dos municípios é realizada com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila. Com seis pilares, a ferramenta utiliza inteligência artificial para consolidar 71 indicadores, a partir de fontes públicas. Na classificação nacional, Adamantina ficou à frente dos municípios de Lagoa da Prata (MG) e Paiçandu (PR).
Conforme o Índice de Gestão Municipal Aquila, o pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana avalia os seguintes indicadores:
• Qualidade habitacional
• Infraestrutura urbana
• Acesso à rede de esgoto
• Tratamento de esgoto
• Acessos à banda larga fixa por 100 habitantes
• Deslocamento casa-trabalho em menos de uma hora
• Coleta de lixo domiciliar
Todos os 5.568 municípios são automaticamente inscritos, conforme a segmentação populacional, de acordo com a página oficial do prêmio.
O QUE É O PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES
Segundo a organização, o Prêmio Band Cidades Excelentes foi criado com o objetivo de incentivar a melhoria da gestão pública nos municípios brasileiros. A premiação é realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.
A iniciativa busca reconhecer ações locais pioneiras na gestão municipal, estimular a implementação de projetos voltados à melhoria da administração pública, compartilhar referências e soluções de gestão que possam inspirar outros municípios e valorizar os servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.
Ainda conforme a organização, todos os 5.570 municípios brasileiros participam automaticamente da premiação, levando em consideração o número de habitantes de cada cidade. A avaliação é baseada no IGMA, desenvolvido pelo Instituto Aquila.
“Estamos muito satisfeitos com essa conquista inédita, que é fruto de um trabalho comprometido e que tem sido evidenciado por esse resultado. Continuaremos evoluindo em busca das outras categorias também”, afirmou o prefeito José Carlos Martins Tiveron.








