30.2 C
Adamantina
terça-feira, 30 dezembro, 2025

Com 792 casos confirmados de dengue em 2025, Secretaria de Saúde reforça alerta em Adamantina

Saúde municipal reforça o alerta à população, especialmente neste período de chuvas, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Adamantina registrou, ao longo de 2025, um total de 2.039 notificações de casos suspeitos de dengue, das quais 792 foram confirmadas, todas classificadas como autóctones, ou seja, contraídas dentro do próprio município. Os dados são do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) Prof. Alexandre Vranjac, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.

Diante dos números expressivos, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta à população, especialmente neste período de chuvas, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O fato de todos os casos confirmados terem origem local evidencia a circulação ativa do vírus no município.

- Publicidade -

A pasta orienta que os moradores intensifiquem as ações de prevenção, com vistorias frequentes em casas e quintais, eliminação de recipientes que possam acumular água parada e manutenção de caixas d’água e reservatórios sempre bem fechados. O cuidado individual contribui diretamente para a proteção coletiva.

A Secretaria de Saúde também alerta para os principais sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e mal-estar. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar uma unidade de saúde e evitar a automedicação.

Publicidade